Em 28 de setembro, seis caças F-16 Fighting Falcon, da 31st Fighter Wing (31st FW), da USAF, sediados na Base Aérea de Aviano, Itália, começaram a apoiar as missões de policiamento aéreo da OTAN na Bulgária.
Durante as próximas quatro semanas, os “Vipers” irão complementar os jatos da Força Aérea Búlgara com funções de QRA (Alerta de Reação Rápida) na Região do Mar Negro, onde a missão da OTAN foi introduzida após a anexação da Crimeia pela Rússia. As nações aliadas enviaram destacamentos de caças para a Bulgária pela primeira vez em setembro de 2016, para patrulhamento conjunto na região.
De acordo com o comunicado oficial do 31st FW, “foram desdobrados em apoio à missão Aliada, seis F-16 e militares do 555th Fighter Squadron (555th FS), da Base Aérea de Aviano, Itália, além de pessoal do 435th Air Ground Operations Wing, da Base Aérea de Ramstein, Alemanha, totalizando aproximadamente 140 profissionais”.
Entre 18 a 25 de setembro, o 31st Fighter Wing enviou os F-16 do 555th Fighter Squadron, para a Base Aérea Graf Ignatievo, para participar do exercício Thracian Viper 20 em conjunto com a Força Aérea da Bulgária. Os exercícios serviram para que os pilotos americanos americanos se familiarizarem com os procedimentos do espaço aéreo local e realizassem missões conjuntas com MiG-29 e L-39s búlgaros.
Piloto do 555th FS da USAF, Capitão Alexander Lodge, disse:
“O Thracian Viper 20 é o exercício conduzido pela Bulgária, que envolveu as forças aéreas romenas e gregas, e que serviu para a nossa integração com os parceiros da OTAN”.
Com o desdobramento na Bulgária, o 31st FW reafirma a sua importância na região do Mar Negro, onde a unidade realizou recentemente importantes operações, como os treinamentos usando mísseis táticos de cruzeiro Air-to-Surface Missile (JASSM)em julho passado, e um exercício combinado com a US Navy, em agosto, onde os F-16 voaram armados com mísseis ar-ar e realizaram operações de comunicação entre meios de superfície e aéreos, com objetivo de proteger o domínio marítimo.
Atualmente dois esquadrões de F-16CM-40, compõem a 31st Fighter Wing Base Aérea de Aviano, o 510th FS “Buzzards” e o 555th “Triple Nickel”. Por conta da redução de tropas americanas em território Alemão, em breve os 28 F-16CM-50s do 480th Fighter Squadron “Warhawks”, da 52nd Fighter Wing, hoje na Base Aérea de Spangdahlem, mudarão para Aviano.
@FFO