USAF envia B-52H para acompanhar retirada das tropas do Afeganistão. A USAF enviou dois bombardeiros B-52H Stratofortress para a A Base Aérea de Al Udeid, no Catar, com objetivo de fornecer proteção para as tropas americanas e da coalizão, durante o processo de retirada do Afeganistão. O anúncio foi divulgado em 23 de abril pelo serviço de imprensa da USAF.
Os dois B-52H Stratofortress, matrículas 60-0023 e 60-0037, operados pela 5th Bomb Wing, da Base Aérea de Minot, chegaram à Base Aérea de Al Udeid, na última sexta-feira (23/04). Eles cumprem ordem de missão do Comando Central dos EUA (CENTCOM), com objetivo de guarnecer as forças dos EUA e da coalizão enquanto conduzem operações de retirada do Afeganistão. Segundo o comunicado, o Comando Central dos EUA fornecerá a proteção necessária à força para garantir que a retirada seja conduzida de maneira segura e ordenada.
Em entrevista coletiva no domingo, o General Austin Miller do Exército dos EUA e principal comandante das forças dos EUA e da OTAN no Afeganistão, disse em uma coletiva de imprensa em Cabul, que havia recebido ordens para começar a transição e entrega das bases e equipamentos para as forças de segurança do Afeganistão. A coalizão está no país há mais de duas décadas.
“Todas as nossas forças estão agora se preparando para a retirada. Oficialmente a data de notificação será primeiro de maio, mas ao mesmo tempo já começamos a tomar ações locais”, disse o General Miller.
@FFO