USAF encomenda mais helicópteros MH-139A Grey Wolf . A USAF aprovou o início da produção inicial sob baixa cadência (LRIP) de mais 13 helicópteros MH-139A Grey Wolf. As novas aeronaves serão produzidos pela Boeing e Leonardo, com as primeiras unidades entregues em 2024.
O contrato LRIP tem o valor de US$ 285 milhões e envolve além dos 13 MH-139A, suporte técnico e serviços de apoio. Eles serão produzidos pela Leonardo, na linha de montagem localizada na Filadélfia, Pensilvânia (EUA), sendo a Boeing responsável pela militarização e suporte pós-entrega das aeronaves.
Baseados no helicóptero civil Agusta Westland (Leonardo) AW139, os modernos MH-139A Grey Wolf substituirão a envelhecida frota de helicópteros UH-1N Huey da USAF. As novas aeronaves serão usadas em missões de segurança das bases de Mísseis Balísticos Intercontinentais (ICBMs), voos de ligação, transporte de autoridades, transporte tático de militares, entre outras.
Em setembro de 2018, a Boeing-Leonardo recebeu um contrato de US$ 2,4 bilhões para produzir até 84 helicópteros MH-139A, sistemas de treinamento e equipamentos de suporte associados. Em agosto de 2022, a USAF aceitou os primeiros quatro helicópteros que agora estão sendo usados para desenvolvimento adicional e testes operacionais iniciais.
Fonte: Leonardo
@FFO