
A 430th Expeditionary Electronic Combat Squadron E-11A aircraft outfitted with a Battlefield Airborne Communications Node sits on the runway at Kandahar Airfield, Afghanistan, April 4, 2019. The 430th EECS is the only unit that operates these aircraft with the BACN payload. (U.S. Air Force photo by Capt. Anna-Marie Wyant)
USAF encomenda mais dois Bombardier E-11A BACN. A USAF concedeu à Northrop Grumman um contrato para converter mais dois jatos executivos Bombardier Global Express 6000 em plataformas BACN (Battlefield Airborne Communications Node). Atualmente a USAF opera três dessas aeronaves, designadas E-11A, usadas como gateway de comunicações.
Conforme noticiamos, este pedido está sob um contrato de US$ 3,6 bilhões concedido à Northrop Grumman em janeiro de 2021 para equipar as aeronaves com equipamentos BACN, enquanto a Bombardier Defense está fornecendo os jatos Global Express 600, sob um contrato separado de US$ 464,8 milhões. Nove aeronaves E-11A deverão ser recebidas.
A USAF está padronizando as missões BACN para as aeronaves Bombardier Global Express 6000. Existem alguns drones EQ-4B Global Hawk que atuam como plataformas BACN, mas que serão aposentados assim que os novos E-11A chegarem. Os planos orçamentários do ano fiscal de 2021 exigiam que um novo E-11 BACN fosse adicionado à frota anualmente por seis anos.
Recentemente a Northrop Grumman entregou o primeiro E-11A BACN deste novo contrato. A aeronave, matrícula AF 21-9045, será operada pelo 319th Reconnaissance Wing, com sede na Base Aérea de Grand Forks, na Dakota do Norte. Os três E-11A mais antigos da USAF, matrículas 11-9001, 11-9355 e 12-9506, são operados pelo 430th Expeditionary Electronic Combat Squadron, da 455th Air Expeditionary Wing, sediados na Base Aérea de Kandahar, no Afeganistão.
O sistema BACN é um gateway de comunicações aerotransportado de alta altitude, capaz de retransmitir dados, voz e imagens entre elementos díspares, aprimorando a comunicação e a coordenação para combatentes em regiões de difícil acesso. As aeronaves atuam em missões de lançamento aéreo, apoio aéreo aproximado à comboios terrestres, operações de sistemas de controle aéreo no teatro operacional e missões humanitárias.
No Afeganistão, as aeronaves foram utilizadas para fornecer melhores comunicações entre unidades aéreas e terrestres em terrenos montanhosos, onde a qualidade do sinal frequentemente era interrompida. As aeronaves BACN também têm sido usadas como “gateway” permitindo que caças F-35 e F-22 – cujos sistemas de dados não são compatíveis – compartilhem informações; e como uma ponte de comunicação além da linha de visão. A frota do BACN às vezes é chamada de “wifi no céu”.
“Nossa família de sistemas de gateway testados em batalha melhora a eficácia da missão e fornece o tecido seguro e conectivo entre sistemas e sensores para combatentes conjuntos nos domínios espacial, aéreo, terrestre e marítimo”, disse Kevin Berkowitz, Diretor de Doluções de rede da Northrop Grumman.
A carga útil do BACN está sendo modificada para que caças de quarta a quinta geração compartilhem dados através do gateway. Ele terá um sistema de GPS atualizado para funcionar em um ambiente contestado e de alta ameaça; datalink 16; sistema de navegação avançada e melhorias de desempenho e de confiabilidade. Outras atualizações serão feitas no conjunto de autoproteção e capacidade de sobrevivência da aeronave.
Fonte: AFM
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO