USAF encerrará neste ano a Equipe de Demonstração A-10 Thunderbolt II. A USAF anunciou recentemente que 2024 será última temporada de apresentações da Equipe de Demonstração do A-10C Thunderbolt II da 355ª Ala Aérea (355th AW) sediada na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona. Com uma história de mais de quatro décadas, a decisão de encerrar o “A-10 Demo Team” faz parte do cronograma de desativação da frota de Thunderbolt II, também conhecido como “Warthog”.
“O ano de 2024 será a última temporada da Equipe de Demonstração A-10C. Esta decisão surge como parte do desinvestimento da aeronave A-10C Thunderbolt II. Será o culminar de mais de 40 anos de demonstrações realizadas por dezenas de pilotos e equipes em centenas de shows aéreos em vários países”, disse o Comando da 355th AW em nota oficial emitida em 20 de março.
O “A-10 Demo Team“ é composto por apenas um Thunderbolt II, no qual o piloto demonstra ao público algumas capacidades do icônico jato de ataque, com voos de mergulho, curvas fechadas e passagens a baixa altura papel. Para esta última temporada, a Equipe de Demonstração A-10 tem 18 apresentações programadas entre os dias 23 de março a 5 de outubro de 2024.
Atualmente quem pilota o A-10C demonstrador é a Major Lindsay “Mad” Johnson, que também Comanda os dez militares responsáveis pela manutenção e operação da Equipe de Demonstração. Experiente piloto de Thunderbolt II, a Major “Mad” assumiu o posto em 2022, após voar em missões operacionais em todo o mundo, especialmente no Afeganistão.
Projetado na década de 1970, o robusto A-10 Thunderbolt II, também conhecido como Warthog, ganhou reputação principalmente por sua eficiência em combate na Operação Tempestade no Deserto (1990-1991), onde destruiu inúmeras linhas de tanques inimigos em diversas missões de apoio aéreo aproximado às tropas aliadas.
A USAF pretende aposentar todos os Thunderbolts II até o ano de 2029. Conforme noticiamos, em fevereiro o primeiro Warthdog da Base Aérea Davis-Monthan foi enviado para o 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial, também conhecido como “Cemitério” (Boneyard).
@FFO