
U.S. Air Force Lt. Col. Michael Ress, 309th Fighter Squadron commander, signals farewell in the cockpit of a U.S. F-16 Fighting Falcon to a 309th Aircraft Maintenance unit maintainer, March 24, 2025, on the flightline at Luke Air Force Base, preparing to deliver the jet to the 16th Weapons Squadron at Nellis AFB . This flight concludes the divestment of the remaining U.S. F-16s, ending this chapter for the 309th FS as it prepares to transition to the F-35A Lightning II. (U.S. Air Force photo by Senior Airman Katelynn Jackson)

USAF encerra operações de treinamento com F-16 na Luke AFB. O último F-16 Fighting Falcon da 56th Fighter Wing (56th FW) da USAF, decolou da Base Aérea de Luke, no Arizona, no dia 24 de março, encerrando a história desta aeronave no Esquadrão que se prepara para receber o F-35A Lightning II.

“O F-16 tem sido a espinha dorsal da Força Aérea por mais de 50 anos”, disse o Tenente-Coronel Michael Ress, Comandante do 309th Fighter Squadron. “Aeronaves de quarta geração como o F-16 continuarão operando ao lado das aeronaves de quinta geração como o F-35.”
O caça multifuncional F-16 provou ser operacional tanto em combates aéreos como em ataques à superfície. O F-35 continuará esse legado multimissão, mas com sensores avançados e alta capacidade de dados, permitindo furtividade e consciência situacional inigualáveis.
“O F-35 integra tecnologias que eram inimagináveis quando o F-16 foi criado”, disse Ress. “Os dois são incomparáveis e, em 40 anos, haverá aeronaves de nova geração que continuarão a nos impulsionar como uma força de combate.”

A Luke AFB começou a transição de esquadrões F-16 para o F-35 no início dos anos 2000, sendo o 309th FS o último dos seis Esquadrões da Base a fazer a transição.
“Esta é uma das raras vezes que o 309th FS foi o último a fazer alguma coisa”, disse o Dr. John Hale, historiador do 56º FW. “Eles foram os primeiros em combate na Segunda Guerra Mundial e foram os primeiros a navegar pelo Oceano Pacífico em 1952 usando reabastecimento em voo.”
O programa de treinamento de pilotos de F-16 começou em 1983 e já formou mais de 20 mil pilotos desde então. A turma final de alunos pilotos de F-16 se formou no 309th FS em setembro de 2024, e a última surtida de treinamento local foi em fevereiro de 2025.

A Luke AFB continuará a treinar pilotos de caça e técnicos de F-16 da Força Aérea da República de Cingapura com o 425th FS até que eles façam a transição para a Base Aérea da Guarda Nacional de Ebbing, Arkansas.
Enquanto o capítulo do F-16 na Luke AFB chega ao fim, sua missão continuará com o treinamento dos maiores pilotos de caça do mundo, agora com o F-35. “Essa transição eleva nossa letalidade como Base, fortalece o domínio da USAF e reforça nossa dissuasão e vantagem de combate para os conflitos de hoje“, informou o Comando da Luke AFB em comunicado.
Fonte: USAF
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO