USAF encerra F-15C Eagle Weapons School em Nellis AFB. A USAF continua modernizando sua futura força de caças e parte dessa evolução inclui mudanças em sua divisão que ministra o Curso de Instrutor de F-15C Eagle da Air Force Weapons School. Os F-15C Eagle monoplaces entraram na USAF em 1979, com os oficiais instrutores sendo sempre formados em táticas de combate aéreo na Weapons School da Base Aérea de Nellis, já a partir 1978. Esses anos de tradição chegaram ao fim no último dia 8 de dezembro, quando o último grupo de alunos e instrutores voaram a missão derradeira do Curso de Instrutor de Armas 21-B.
O Maj Rodolfo Cruz é o diretor de operações do 433rd Weapons Squadron e um dos últimos cinco instrutores do WIC para o F-15C. Ele se formou na classe 18-A e tornou-se instrutor em 2019.
“Eu amo o F-15C”, disse Cruz. “Sempre nos gabamos do recorde de 104 a zero e isso se baseia predominantemente no fato de termos o melhor caça de superioridade aérea. Não quero que ele morra, mas temos que seguir em frente, porque se continuarmos a descansar sobre nossos louros, isso tornará a luta muito mais difícil para nós”.
Cruz disse que adotou uma abordagem diferente ao ensinar esta última iteração de alunos, porque conforme os alunos fazem a transição, eles provavelmente ficarão mais um pouco em seus empregos, já que não haverá alunos subsequentes para substituí-los, ou seja, em breve o F-15C não está mais na linha de voo.
“Gastamos um pouco mais de tempo no conceito de pensamento crítico, em vez de aperfeiçoar a execução individual do Eagle, que eles já deveriam conhecer. Tivemos que pensar em como nós, como Escola de Armas, pensamos sobre os problemas, para que, quando os formandos saírem para a Força Aérea de Combate, possam pensar nos problemas da mesma maneira”, disse ele.
O Major Michael Tope, líder da classe WIC 21-B F-15C, disse que ele e seus colegas graduados do F-15C WPS estão preparados para assumir o novo papel de liderança como os últimos graduados da Escola de Armas da fuselagem.
“Estamos tendo que girar como Força Aérea”, disse ele. “Treinamos contra as ameaças atuais e estamos prontos para o caso de precisarmos empregar. A ameaça de base mudou muito, e os intervalos nos quais as pessoas estão atirando e morrendo na guerra ar-ar aumentaram significativamente nos últimos 20 anos, é incrível. O F-15 tem alguns avanços, mas ainda é o F-15 dos anos 1970 em muitos aspectos. Isso demonstra a capacidade dos mantenedores e das pessoas que trabalharam nos jatos, bem como dos instrutores que desenvolveram táticas diferentes”.
Na Air, Space & Cyber Conference anual da Air Force Association, em setembro, o General Mark Kelly , comandante do Comando de Combate Aéreo, discutiu o futuro roteiro de caças da Força Aérea.
“Precisamos mover a Força Aérea de sete plataformas diferentes para quatro mais um”, disse Kelly na conferência. “Devemos manter o F-22 Raptor dominante para superioridade aérea em um ambiente altamente disputado e facilitar uma transferência quente com nossa capacidade de Dominância Aérea de Próxima Geração”.
Ele disse que o F-35 será a pedra angular da USAF, com o F-15E e EX complementando o F-35. Os F-16 mais novos permanecerão como um caça de capacidade acessível, e o A-10 Thunderbolt II será o “mais um”.
A Eagle Aircraft Maintenance Unit, vinculada ao 57th Wing Maintenance Group, que manteve até aqui os 16 F-15C/D atribuídos às 53rd and 57th Wings, irá realocar os caças com o fim do cursos para vários locais. Alguns serão transferidos as unidades da Guarda ou para Eglin AFB , Flórida, para missões de teste. Outros serão enviados para um depósito para reforma ou para um cemitério no deserto do Arizona.
Como o fim do programa F-15C na Nellis AFB, o programa de caça F-15EX continuará a fazer avanços. As missões de teste operacional foram conduzidas na Base Aérea de Nellis em outubro e testes adicionais são esperados para o futuro.
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