USAF e Raytheon realizam com sucesso testes do míssil AIM-120C-8. A Raytheon Technologies (RTX) e a USAF anunciaram o sucesso do primeiro disparo real do AIM-120C-8, a mais recente variante desse Míssil Ar-Ar Avançado de Médio Alcance (AMRAAM), foi concluído com sucesso. O AIM-120C-8 foi disparado de um F-15C Eagle e abateu o alvo aéreo, atingindo todos os objetivos, informou o anúncio publicado hoje (01/09) pela fabricante.
De acordo com o comunicado da Raytheon Technologies, o AIM-120C-8 é uma nova variante deste amplamente conhecido míssil, que está em produção há décadas, e que agora passa pelo mais recente programa de atualização, chamado F3R (Form, Fit, Function).
“AMRAAM é um míssil confiável e comprovado em combate por mais de 40 parceiros internacionais em missões ar-ar e terra-ar. Com os avanços do F3R, que atualiza o hardware do míssil e permite futuras atualizações de software, estamos maximizando as capacidades desta munição para aliados em todo o mundo”, disse Paul Ferraro, presidente do Air Power da Raytheon.
Os primeiros AMRAAMs foram entregues aos militares dos EUA no final da década de 1980, e desde então, a Raytheon vem continuamente atualizando e modernizando dessa arma, reconhecida como sendo um míssil leve e econômico. Este primeiro teste de voo do AIM-120C-8 ocorreu 11 meses após a USAF concluir os testes de voo da versão AIM-120D-3, equipada com o novo software embarcado (saiba mais).
“O foco do programa F3R é usar engenharia de sistemas baseada em modelos e outras tecnologias digitais para atualizar os circuitos e processadores na seção de orientação do míssil, além de reinstalar o software testado tanto no AIM-120D-3 quanto no AIM-120C-3”, afirmou a RTX em comunicado.
Em junho de 2023, a USAF concedeu à Raytheon um contrato AMRAAM de US$ 1,15 bilhão para produzir mísseis AIM-120D-3 e C-8 para 19 países.
@FFO