USAF e RAF celebram 80 anos da Oitava Força Aérea dos EUA. Um F-35B da Royal Air Force (RAF) se uniu a uma esquadrilha mista, liderada por um bombardeiro B-1B Lancer e dois caças F-15E da USAF. O motivo foi o sobrevoo de algumas localidades no Reino Unido, em celebração ao 80º aniversário da Oitava Força Aérea dos Estados Unidos.
A esquadrilha mista reuniu o B-1B, 86-0129, da 28th Bomb Wing de Elmendorf AFB, dois F-15E Strike Eagle, 91-0301 e 00-3004 da 48º Fighter Wing da RAF Lakenheath e um F-35B Lightining II, ZM158 #024, do No. 207 Squadron da RAF Marham.
Os locais escolhidos para os sobrevoos foram as bases aéreas da RAF Lakenheath, que durante a Segunda Guerra Mundial sediou uma unidade de caças P-51 Mustang, e a RAF Duxford, que atualmente abriga o maior museu de aviação na Europa.
Em 1º de fevereiro de 1942 o VIII Comando de Bombardeiros da Força Aérea do Exército dos EUA, originalmente sediado em Langley Field, Virgínia, EUA, foi transferido para a Europa, na RAF Daws Hill, Inglaterra, posteriormente para RAF High Wycombe, sede do Comando de Bombardeiros da RAF, onde estabeleceu a sua sede de guerra.
A Oitava Força Aérea atuou como uma Força Aérea de Combate da Força Aérea do Exército dos EUA, com foco no Teatro Europeu, onde realizou diversas missões de bombardeios estratégicos em alvos na França, Países Baixos e Alemanha.
Por suas atuações e poder na Segunda Guerra Mundial, a Oitava Força Aérea ganhou o apellido de “A Poderosa Oitava”. Em meados de 1944, a unidade tinha mais de 200.000 membros, e no auge das operações podia despachar mais de mil bombardeiros e outras aeronaves de combate em uma única missão. Em 22 de fevereiro de 1944 , os EUA reorganizaram suas Forças Aéreas na Europa, renomeando a Oitava Força Aérea como Força Aérea Estratégica dos Estados Unidos na Europa, hoje conhecidas como Força Aérea dos Estados Unidos na Europa (USAFE).
Por muitos anos, a RAF vem atuando ao lado das Forças Tarefas de Bombardeiros da USAF (BTF), oferecendo treinamento conjunto com nações aliadas. Tradicionalmente são realizados exercícios de Alerta de Reação Rápida (QRA), com objetivo de escoltar aeronaves BTF no espaço aéreo do Reino Unido.
@FFO