

USAF e PHAF realizam treinamento aéreo conjunto sobre área disputada pela China. Caças FA-50PH da Força Aérea das Filipinas (PHAF) e bombardeiros B-1B Lancer da USAF realizaram ontem (03) um treinamento de patrulha conjunta sobre o disputada área dos recifes Scarborough Shoal, no Mar da China Meridional.
Os três caças F-50PH da PHAF e os dois bombardeiros B-1B da USAF realizaram uma missão de treinamento focado na interceptação de uma aeronave hostil, informou a porta-voz da PHAF, Maria Consuelo Castillo, em entrevista coletiva.
No ano passado, pilotos de caças chineses causaram um incidente ao lançar sinalizadores (flares) muito próximos de um bimotor NC212 da PHAF, com o objetivo de afastá-lo da região que Pequim considera sua. Na época o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr. condenou veementemente a ação militar chinesa (saiba mais).
Esses foram os primeiros exercícios conjuntos entre os dois países aliados após o presidente Donald Trump assumir o cargo novamente. A política externa “America First” de Trump gerou preocupações entre os aliados, especialmente da região Indo-Pacífico sobre e a nova postura de comprometimento dos EUA.

Há uma crescente tensão entre a China e as Filipinas sobre o domínio de alguns recifes na região, principalmente o Scarborough Shoal, os quais os filipinos chamam de “Bajo de Masinloc” e os chineses de “Ilha Huangyan”.
“Os exercícios se concentraram em aprimorar a coordenação operacional, melhorar a conscientização do domínio aéreo e reforçar as capacidades ágeis de emprego de combate entre as duas forças aéreas”, disse a Castillo, afirmando que “a PHAF está preparada para impedir qualquer ação ilegal sobre seu território”.
Em diversas oportunidades anteriores, Washington reiterou que as Filipinas são o seu mais antigo aliado na Ásia, e irão defendê-las em caso de qualquer ação que coloque em risco as aeronaves e os navios militares, inclusive no Mar da China Meridional.
A China, por sua vez, considerou o exercício militar dos Estados Unidos naquela área disputada “um risco para a segurança regional”.
Além da China e das Filipinas, Brunei, Malásia, Vietnã e Taiwan têm reivindicações territoriais sobrepostas na movimentada passagem marítima, uma importante rota global de comércio e segurança, mas as hostilidades aumentaram particularmente nos últimos dois anos entre a China e as Filipinas, especialmente sobre o Scarborough Shoal.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO