• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF e MIT Labs aposentam o cinquentenário Boeing 707 N404PA

18 de setembro de 2020
N404PA na final para pouso no aeroporto de Brunswick, Geórgia/USA, em 08 de janeiro (Foto: Misael Pics @misaelpics747)

O Boeing 707 do MIT Labs realizou em 15 de setembro passado, a sua última missão operacional. Com mais de 55 anos de serviços prestados, o clássico quadrijato foi desativado, e no próximo mes será transferido para Davis-Monthan AFB, onde deverá ser desmontado.

A vida operacional do Boeing 707-321B, matrícula N404PA (c/n 18835), começa em 05 de março de 1965, quando foi recebido pela Pan American World Airways “Clipper Seven Seas”, para quem voou até setembro de 1979, quando foi arrendado para a AeroAmerica (N404PA). Em março de 1980 ele foi repassado para a American Eagle (N404PA), depois em julho de 1988 para a LCA Partners (N404PA) e em janeiro de 1989 para a E-Systems como N2138T. Finalmente em agosto de 1989 o Departamento de Defesa dos Estados Unidos adquiriu o 707 para o Air Force Material Command (N2138T), que por sua vez repassou em 28 de julho de 2002 para a USAF, voltando com a matrícula original N404PA.

On 9-15-20, the LL Flight Test Facility flew aircraft N404PA Boeing 707 on its final data collection mission in its long history of service to the Lab & the nation. The aircraft will enter into “disposition status” in preparation for final transfer to Davis-Monthan AFB in Oct.

Boeing 707 test plane operated by Lincoln Laboratory. Photo credit: Jonah Saltz

Originally tweeted by Lincoln Laboratory (@MITLL) on 17 de September de 2020.

Batizado como “Sashambre”, o clássico Boeing 707-321B ainda equipado com motores originais P&W JT3D-3B, é uma aeronave experimental do Air Force Systems Command, operada em conjunto entre o 350th Electronic Systems Wing da USAF e o MIT Lincoln Laboratory (Massachusetts Institute of Technology Lincoln Labs).

O MIT Labs fica no hangar 1715 na Hanscom Air Force Base, em Bedford, Massachusetts, onde está baseada a frota de oito aeronaves usadas em voos de pesquisas e coletas de dados. Entre as aeronaves do Centro de Pesquisas em Voo do MIT estão um Cessna 206, dois Twin Otter, um jato executivo Falcon 20, três Gulfstream e o Boeing 707 (agora desativado). Todos aviões são modificados e utilizadas em voos de testes de protótipos de sistemas aerotransportados, como antenas, equipamentos de vigilância aérea, anti-colisão (TCAS), novos sistemas de comunicação, testes de laser de longo alcance, novas tecnologias e conceitos para missões AEW&C, entre muitos outras funções.

Em seus voos o Boeing 707 do MIT utilizava o indicativo rádio “Research 4 Papa Alpha”, e por onde passava chamava muito a atenção. Com uma fuselagem altamente modificada, por conta das constantes alterações para acomodar sensores, antenas e equipamentos, tornou o N404PA uma “criatura” única e cheia de “corcovas”, mas que agora deixa o cenário da aviação mundial.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login