O Boeing 707 do MIT Labs realizou em 15 de setembro passado, a sua última missão operacional. Com mais de 55 anos de serviços prestados, o clássico quadrijato foi desativado, e no próximo mes será transferido para Davis-Monthan AFB, onde deverá ser desmontado.
A vida operacional do Boeing 707-321B, matrícula N404PA (c/n 18835), começa em 05 de março de 1965, quando foi recebido pela Pan American World Airways “Clipper Seven Seas”, para quem voou até setembro de 1979, quando foi arrendado para a AeroAmerica (N404PA). Em março de 1980 ele foi repassado para a American Eagle (N404PA), depois em julho de 1988 para a LCA Partners (N404PA) e em janeiro de 1989 para a E-Systems como N2138T. Finalmente em agosto de 1989 o Departamento de Defesa dos Estados Unidos adquiriu o 707 para o Air Force Material Command (N2138T), que por sua vez repassou em 28 de julho de 2002 para a USAF, voltando com a matrícula original N404PA.
On 9-15-20, the LL Flight Test Facility flew aircraft N404PA Boeing 707 on its final data collection mission in its long history of service to the Lab & the nation. The aircraft will enter into “disposition status” in preparation for final transfer to Davis-Monthan AFB in Oct.
Originally tweeted by Lincoln Laboratory (@MITLL) on 17 de September de 2020.
Batizado como “Sashambre”, o clássico Boeing 707-321B ainda equipado com motores originais P&W JT3D-3B, é uma aeronave experimental do Air Force Systems Command, operada em conjunto entre o 350th Electronic Systems Wing da USAF e o MIT Lincoln Laboratory (Massachusetts Institute of Technology Lincoln Labs).
O MIT Labs fica no hangar 1715 na Hanscom Air Force Base, em Bedford, Massachusetts, onde está baseada a frota de oito aeronaves usadas em voos de pesquisas e coletas de dados. Entre as aeronaves do Centro de Pesquisas em Voo do MIT estão um Cessna 206, dois Twin Otter, um jato executivo Falcon 20, três Gulfstream e o Boeing 707 (agora desativado). Todos aviões são modificados e utilizadas em voos de testes de protótipos de sistemas aerotransportados, como antenas, equipamentos de vigilância aérea, anti-colisão (TCAS), novos sistemas de comunicação, testes de laser de longo alcance, novas tecnologias e conceitos para missões AEW&C, entre muitos outras funções.
Em seus voos o Boeing 707 do MIT utilizava o indicativo rádio “Research 4 Papa Alpha”, e por onde passava chamava muito a atenção. Com uma fuselagem altamente modificada, por conta das constantes alterações para acomodar sensores, antenas e equipamentos, tornou o N404PA uma “criatura” única e cheia de “corcovas”, mas que agora deixa o cenário da aviação mundial.
@FFO