USAF e Merlin testarão REVO autônomo em KC-135 Stratotanker. A USAF firmou um acordo com a empresa Merlin, sediada em Boston, para integrar e demonstrar a sua tecnologia de voo autônomo em um avião-tanque KC-135 Stratotanker. De acordo com a empresa, os primeiros voos de testes estão previstos para 2025.
A Merlin foi contratada pelo Comando de Mobilidade Aérea (AMC) da USAF para projetar, integrar e demonstrar a sua tecnologia de voo autônomo chamada “Merlin Pilot”, em um dos seus aviões-tanque KC-135 Stratotanker. As demonstrações começarão com operações básicas de reabastecimento em voo (REVO) para reduzir a carga de trabalho da tripulação, evoluindo para para operações com número reduzido de tripulantes.
“Trabalhar com uma das aeronaves militares mais numerosas e importantes da frota [ da USAF ] permite que a Merlin aprimore os seus sistemas de automação avançados, o que inclui o voo autônomo de KC-135 em formação cerrada”, disse Matt George, CEO e co-fundador da Merlin. “Nosso trabalho com o Comando de Mobilidade Aérea fornecerá dados operacionais significativos, servindo como um passo importante para o amadurecimento da autonomia funcional em toda a Força.”
Esta parceria representa a mais recente exploração de aeronaves militares em operação com tripulações reduzidas. A USAF experimentou conduzir uma missão REVO com um KC-46A Pegasus com apenas um piloto e um operador de lança. Em fevereiro de 2022, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) conduziu um teste de operação de um UH-60A Black Hawk voando cerca de 30 minutos sem pilotos a bordo.
Os testes no Stratotanker servirão para avaliar futuras missões críticas da USAF, bem como auxiliar no planejamento do Sistema de Reabastecimento Aéreo de Próxima Geração (NGAS). A empresa informa que o KC-135 será a sexta aeronave a receber o sistema Merlin Pilot, depois do Beechcraft King Air, de Havilland Twin Otter, Cessna Caravan, Long-EZ e Cozy Mark IV.
@FFO