

USAF e AFSOC estão testando o OA-1K Skyraider II. A USAF está realizando testes operacionais com o OA-1K Skyraider II, a sua mais nova aeronave de ataque leve e reconhecimento. As avaliações são realizadas na Base Aérea de Eglin, na Flórida, e ocorrem sob o processo de desenvolvimento e maturação da plataforma destinada ao Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC).

A 96ª Ala de Testes (96th TW), em parceria com o CAFSOC, estão realizando verificações que incluem aeronavegabilidade, desempenho e eficácia de missão, visando determinar o envelope operacional da aeronave para atuar em ambientes remotos e hostis, típicos das missões realizadas pelas Operações Especiais.

Desenvolvido pela L3Harris a partir da plataforma do avião agrícola AT-802, o Skyraider II é uma aeronave de baixo custo projetada para atuar em missões de apoio às equipes do AFSOC em locais isolados e remotos. Possui capacidades adaptáveis para atuar em diversos tipos de missões, incluindo apoio aéreo aproximado, ataque de precisão ou inteligência armada, vigilância e reconhecimento.

Uma das características mais marcantes do Skyraider II é seu trem de pouso convencional com roda traseira, uma configuração não vista em aeronaves operacionais da USAF há mais de 50 anos. Esse elemento exigiu que a equipe de testes desenvolvesse novos métodos de avaliação adaptados às características de pouso desta aeronave.

“Houve muito trabalho envolvido nisso, desde garantir que estávamos em conformidade com a regulamentação até garantir que tínhamos o suporte operacional adequado para o Skyraider II”, disse o major Stephen Wakefield da 96th TW.

Devido à configuração única, os futuros pilotos de OA-1K receberam treinamento em aviões civis AT-802, com o objetivo de adquirir proficiência no manuseio das aeronaves com trensde pouso convencionais.

O Major Jacob Marsh, piloto de testes da 96ª Divisão Aerotransportada, que anteriormente voava helicópteros UH-1N, falou sobre sua experiência em voar o OA-1K: “Pilotar o OA-1K tem sido uma experiência gratificante e certamente algo que me exigiu aplicar minhas habilidades no trabalho todos os dias. A diversão de pilotá-lo é apenas uma vantagem do trabalho.”
A atual fase de testes envolve avaliações operacionais, manuseio, fatores humanos e a capacidades de pousar em locais não preparados. A próximas etapas envolverão lançamentos de armas e testes de dos sensores.
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