• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

USAF deverá participar do Exercício Tápio 2021 em Campo Grande

18 de agosto de 2021
USAF deverá participar do Exercício Tápio 2021 em Campo Grande (Foto: USAF).

USAF deverá participar do Exercício Tápio 2021 em Campo Grande. A Base Aérea de Campo Grande (MS) poderá receber nos próximos dias, duas aeronaves Boeing C-17 Globemaster III da USAF. De acordo com informações não oficiais, os jatos norte-americanos trarão cerca de 80 militares e dois helicópteros Sikorsky HH-60 Pave Hawk para participar do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2021.

Esta será a primeira participação dos Estados Unidos nesta Operação, que é realizada na Organização Militar da Capital sul-matogrossense. A programação previamente divulgada é que os Globemaster III deverão pousar na ALA 5 no dia 21 de agosto, trazendo as equipagens. O retorno acontecerá no dia 28/08, quando os C-17A voltam ao Brasil para buscar os militares e os helicópteros.

Exercício Conjunto Tápio

O Exercício Conjunto Tápio tem por objetivo adestrar as Unidades Aéreas e de Infantaria da FAB e das Forças Singulares no cumprimento de ações em cenário de guerra irregular, assimétrica, regional e limitada. A atividade é realizada anualmente, desde 2017, e vem ganhando cada vez mais importância no âmbito da FAB e do Ministério da Defesa.

Reforçando a capacidade de atuação da FAB, a realização do adestramento é fundamental para garantir a continuidade da capacitação operacional dos militares da Instituição e a pronta-resposta para emprego em diversas missões que são executadas pela Força Aérea. A manutenção da qualificação e capacitação operacional garantem que os militares estejam preparados para atuar e comprovam, também, a alta capacidade de interoperabilidade entre organizações.

Na edição deste ano, a FAB empregará aeronaves de caça A-1 AMX e A-29 Super Tucano, transporte C-130 Hércules, C-105 Amazonas e C-98 Caravan, reconhecimento E-99 e R-99, além de asas rotativas H-36 Caracal e H-60L Black Hawk.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login