USAF destrói MQ-9A Reaper intencionalmente durante uma missão na África. Um drone General Atomics MQ-9 Reaper da USAF, foi destruído intencionalmente durante uma missão operacional, em uma área não revelada no continente africano. Divulgado no último dia 04 de junho, o relatório informa que o fato aconteceu no ano passado, e um vazamentos de combustível foi o motivo da destruição do UCAV (Unmanned Combat Air System).
A aeronave, matrícula AF 08-4051, atribuído à 162nd Wing da Guarda Aérea Nacional do Arizona, e operado pelo 214th Attack Squadron Mission Control Element (214th ASMCE) da Base Aérea Davis-Monthan, Arizona, estava em uma missão em apoio aos Comando dos EUA na África (US AFRICOM). O relatório do Conselho de Investigação de Acidentes não forneçou detalhes sobre a missão e o local da queda.
Durante o voo, a estação de controle de solo começou a exibir avisos de que o combustível estava com nível baixo, e os operadores da aeronave começaram a pesquisar o problema e tentar eliminar a falha. Usando a câmera principal da aeronave, foi descoberto um grande vazamento de combustível pela fuselagem. Com o nível de combustível baixando rapidamente, o piloto solicitou ajuda do comandante da missão.
Aproximadamente 43 minutos depois de descobrir o problema, em rota de retorno para a base de origem, com máxima velocidade, a tripulação percebeu que o vazamento de combustível era catastrófico, e o MQ-9 não conseguiria chegar ao destino.
Atuando sob a gerência do Centro Combinado de Operações Aéreas, o comandante da missão orientou o piloto para derrubar a aeronave, e fazê-lo de forma a maximizar os danos e minimizar as chances de recuperação. Com o combustível esgotado, o piloto controlou a aeronave em voo planado, com máxima velocidade, até o impacto contra o solo, em local não divulgado.
A investigação descobriu que a causa do vazamento, foi um defeito no sistema de aquecimento elétrico do combustível (Forward Electric Fuel Heate). Além disso, a investigação descobriu que os mantenedores não efetuaram uma boletim técnico publicado pelo fabricante, com objetivo de corrigir uma deficiência conhecida no sistema de combustível do MQ-9. Além disto, o projeto do sistema de medição do nível de combustível e a falta de orientação e tolerâncias para este sistema, contribuíram para a perda da aeronave.
O valor da aeronave perdida é de de US $ 11,29 milhões.
@FFO