

USAF desmancha F-15B Eagle na Inglaterra. O 48º Grupo de Manutenção (48th MG) da USAF realizou no final do mês passado o desmantelamento completo de um antigo caça F-15B Eagle, na Base Aérea da RAF em Lakenheath, Reino Unido.

A aeronave – não operacional – servia para o treinamento de técnicos de manutenção em solo, permitindo que praticassem procedimentos sem a necessidade de envolver os jatos operacionais.

Concluída a sua função, o Comando da 48ª Ala de Caça (48th FW), sediada em Lakenheath AFB optou por desmilitarizá-la em vez de enviá-la para armazenamento de longo prazo nos chamados “cemitérios” de aeronaves nos Estados Unidos.

A desmilitarização envolve na remoção de todos componentes classificados e a completa destruição da fuselagem, com o objetivo de evitar que a aeronave volte a voar ou que peças importantes caiam em mãos erradas.

Desenvolvido na década de 1970 pela então McDonnell Douglas (atual Boeing), o F-15B Eagle é uma das primeiras versões deste icônico o caça multifunção, que através dos anos tem sido atualizado e modernizado. Atualmente a poderosa variante F-15EX Advanced Eagle compõem a primeira linha da defesa aérea dos Estados Unidos e de algumas nações aliadas. Em Lakenheath, a 48ª Ala de Caça opera a versão F-15E Strike Eagles além dos avançados caças de quinta geração F-35A Lightning II.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO