Uma centena de militares e civis contratados pela da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), e três bombardeiros B-2 Spirit, do 509th Bomb Wing (509th BW), sediados na Base Aérea de Whiteman, Missouri, chegaram na Base Aérea de Lajes, Arquipélago dos Açores, Portugal, para participar de uma série de missões da Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF) na região do norte da Europa.
As missões BTF são críticas para garantir que os militares do Air Force Global Strike Command estejam capacitados para executar operações da autoridade de comando nacional dos EUA. Ao treinar em territótio europeu, os técnicos e tripulantes se familiarizam com o teatro e o espaço aéreo, além de estreitar laços com os aliados.
“Estamos prontos para executar nossas missões e alcançar todos os objetivos do Comando Europeu dos EUA (EUCOM)”, disse o Tenente-Coronel Christopher Conant, Comandante do 393rd Expeditionary Bomb Squadron.
O desdobramento dos B-2 para Lajes tem um objetivo estratégico, pois permite que os comandantes assumam uma ampla gama de missões em apoio à Estratégia de Defesa Nacional, por meio do emprego de um bombardeiro multifuncional global.
“Lajes Field tem estado em uso contínuo com a presença militar portuguesa e americana desde 1943. Há décadas ele é usado no movimento de forças expedicionárias e tem provado sua importância geoestratégica repetidas vezes. Os homens e mulheres do Campo das Lajes têm uma longa tradição de formação, preparação e capacidade para apoiar operações globais quando solicitados”, disse o Coronel Tammy S. Hinskton, Comandante do 65th Air Base Group.
Enquanto a USAF mantém rotineiramente uma variedade de aeronaves e unidades em treinamento e apoio aos objetivos do comando combatente geográfico por toda a Europa, o desdobramento do B-2 para Lajes demonstra a importância de trabalhar com aliados e parceiros dos Estados Unidos.
“Estamos fortemente empenhados em manter aa nossa longa relação com os nossos aliados portugueses, uma relação baseada na confiança, no respeito e nos objectivos comuns de protecção da nossa segurança mútua e interesses estratégicos. Lajes Field fornece comunicação estratégica para apoiar as nossas operações globais, possibilitando atuação das forças combinadas em três comandos de combatentes e apoiar nossas parcerias internacionais”, acrescentou o Coronel Hinskton.
A integração e o treinamento com aliados, parceiros e outras unidades militares dos EUA aumentam a capacidade de interoperabilidade em todo o teatro. Essa cooperação aumenta a prontidão dos militares do Comando de Ataque Global da USAF e a capacidade do B-2 Spirit.
“Se há uma coisa que a história provou, é que a guerra é um esporte de equipe. Isso não vai mudar, por isso é tão importante para nós essa integração contante com os nossos aliados e parceiros”, disse o Tenente-Coronel Conant.
O emprego de bombardeiros contribui para a estabilidade em toda a Europa, visto que se destinam a dissuadir conflitos. O B-2 pode oferecer uma capacidade de resposta rápida para atender a qualquer necessidade, a qualquer hora e em qualquer lugar.
“O bombardeiro B-2 é o único ativo no mundo capaz de combinar stealth, com enorme carga útil de armamentos e um alcance significativo, com ou sem reabastecimento em voo. Ele pode manter sob pressão, alvos designados pelo Comando Europeu, ou em regiões remotas em operações avançados. Colocar os B-2 em Lajes, permite que o 393rd EBS forneça uma resposta mais rápida para o comandante combatente”, completou o Tenente-Coronel Conant.
A presença do B-2 Lajes Field é um símbolo de garantia e compromisso com os nossos aliados e parceiros. Ao realizar missões do Campo das Lajes, os militares da USAF demonstram sua capacidade de operar em todo o mundo e são flexíveis e ágeis para responder às mudanças no ambiente operacional.
“Lajes Field é uma importante unidade militar para os esforços de segurança dos EUA, da OTAN e internacionais. O local opera um centro de comunicação fornecendo cobertura meteorológica e comunicação da dados e voz para as aeronaves, fechando a cobertura no Oceano Atlântico, além de ser a segunda estação com maior capacidade de reserva de combustível da USAF”, salientou o Coronel Hinskton.
O Comando da USAF na Europa (USAFE) apoia rotineiramente uma variedade de aeronaves e unidades da USAFs para treinamento e apoio aos objetivos de comando de combatentes globais. Além disso, operar uma gama de aeronaves e unidades na Europa, mantendo uma força preparada para responder e apoiar as operações globais.
Fonte: USAF