USAF desativou o primeiro A-10 Thunderbolt II de Davis-Monthan. O Comando da 355ª Ala Aérea (355th AW) da USAF, sediada na Base Aérea de Davis-Monthan (código de cauda “DM”), no Arizona, deu início ao longo processo de aposentadoria dos seus icônicos jatos de ataque A-10C Thunderbolt II.
A primeira aeronave, matrícula 82-648, recentemente deixou a linha de frente do 354º Esquadrão de Caça (354th FS) diretamente para o 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (309th AMARG), conhecido como “Boneyard” (“Cemitério”). Fabricado em 1982, o “648” é o primeiro de 78 jatos Thunderbolt II que a 355th AW deverá aposentar nos próximos três a cinco anos.
Projetado na década de 1970, o robusto A-10 Thunderbolt II, também conhecido como Warthog, ganhou reputação principalmente por sua eficiência em combate na Operação Tempestade no Deserto (1990-1991), onde destruiu inúmeras linhas de tanques inimigos em diversas missões de apoio aéreo aproximado às tropas aliadas.
Apesar de ser muito apreciado entre os aviadores, o combate moderno mudou e o tempo cobrou seu preço. O Comando da USAF pretende desativar toda a sua frota de Warthog até 2029, reservando orçamento para projetos de aeronaves mais modernas e com maior capacidade de sobrevivência em futuros conflitos.
Com a desativação dos A-10, os Esquadrões Warthog de Davis-Monthan serão encerrados, começando com o 354th FS ainda neste ano. A maioria dos seus militares serão realocados em outros Esquadrões de Caça, disse um porta-voz da USAF.
A Base Aérea de Davis-Monthan receberá a 492ª Ala de Projeção de Força (492nd PPW), um novo tipo de unidade que abrange todas as missões do Comando de Operações Especiais da USAF: ataque, mobilidade, inteligência, vigilância e reconhecimento e coordenação ar/terra.
A 492nd PPW aglutinará unidades dispersas em todo o país, incluindo um Esquadrão MC-130J Commando II da Base Aérea de Cannon, Novo México; um esquadrão de Overwatch Armado OA-1K de Hurlburt Field, Flórida; o 21º Esquadrão de Táticas Especiais da Base do Exército em Pope, Carolina do Norte; o 22º Esquadrão de Táticas Especiais da Base Conjunta Lewis-McChord, Washington; e o novo 492º Esquadrão de Operações de Teatro Aéreo que será ativado em Duke Field, Flórida, e transferido.
Davis-Monthan também ganhará cinco helicópteros HH-60W do 34º Esquadrão de Armas e do 88º Esquadrão de Teste e Avaliação, que serão transferidos da Base Aérea de Nellis, em Nevada.
Fonte: AF&SM
@FFO