The tail number of a MH-60G Pave Hawk helicopter is displayed during the retirement flight for the MH-60G Pave Hawk helicopter at t Hurlburt Field, Florida, May 5, 2021. U.S. Air Force Maj. Gen. Chad P. Franks, 15th Air Force commander, flew the very same MH-60 Pave Hawk during Operation ALLIED FORCE, rescuing a downed F-117 pilot from enemy territory; in 1999, during the operation, the helicopter belonged to the 55th Special Operations Squadron at Hurlburt Field. The helicopter is to be displayed at the Hurlburt Field Memorial Air Park. (U.S. Air Force photo by Senior Airman Robyn Hunsinger)
USAF desativou o MH-60G Pave Hawk “009”. Conforme os novos helicópteros Jolly Green II estão sendo introduzidos na frota da USAF, os mais antigos Sikorsky MH-60G Pave Hawk são aposentados, como aconteceu no último dia 05 de maio, com a aeronave matrícula AF 87-26009 (c/n 701209). Mas, o “009” é um helicóptero muito especial, e seu destino é a preservação e exposição no Hurlburt Field Memorial Air Park, na Flórida.
O último voo do “009” foi marcado com um um encontro e uma despedida muito particular. A primeira etapa do voo foi realizada sob o comando do Capitão Tanner Bennett, entre o 66th Rescue Squadron, na Base da Força Aérea de Nellis, Nevada, e a Estação Aérea Naval (NAS) de Pensacola, na Flórida.
Em Pensacola, o General de Divisão Chad P. Franks, Comandante da 15th Air Force, assumiu o comando do “009”, para levá-lo no derradeiro voo até Hurlburt Field.
Há mais de duas décadas, o então Capitão Franks, era piloto de resgate em combate (C-SAR) do 55th Special Operations Squadron (55th SOS), na Operação Allied Force, na Iugoslávia. Na noite de 27 de março de 1999, o Capitão Franks e sua tripulação voou o “009” em uma missão C-SAR para resgate do Tenente-Coronel Darrell Patrick “Dale” Zelko, que teve o seu bombardeiro stealth F-117A Nighthawk, AF 82-0806, código-rádio “Vega 01”, abatido pela artilharia antiaérea iugoslava. O Coronel Dale ejetou com sucesso, e caiu em território sérvio, onde aguardou pelo resgate por oito horas.
“Este Pave Hawk representa o trabalho árduo e as realizações dos homens e mulheres do 55th Special Operations Squadron que cuidaram muito bem dele quando eu voei em 99. É uma honra para mim voar neste voo de aposentadoria desta máquina”, disse o General Franks.
Enquanto estava sob o 55º SOS, o MH-60G “009” participou das operações Just Cause, Desert Shield, Desert Storm, Provide Comfort, Northern Watch, Allied Force e várias outras missões especiais.
O AF 87-26009 deixou a vida operacional com 32 anos de serviço, e aproximadamente 11.000 horas de voo. Os seus componentes reutilizáveis serão removidos para manter o restante da frota operando, enquanto a sua fuselagem será preservada e exposta em Hurlburt Field, como um monumento pelos serviços prestados à nação.
@FFO