USAF desativará os primeiros quatro E-8C Joint STARS. A USAF deu o “ponta-pé inicial” para começar o processo de desativação das aeronaves Boeing E-8C JSTARS. Em 06 de dezembro, o Comando de Combate Aéreo (ACC) e a Guarda Aérea Nacional (ANG) da Geórgia, receberam a autorização para retirar de serviço no ano fiscal 2022 (FY22), as primeiras quatro aeronaves.
O processo abre caminho para a implementação de quatro novas missões na Base Aérea de Robins, com objetivo de melhor alinhar as estratégias da USAF para combater as ameraças futuras.
De acordo com o comuncado do Comando de Materail da USAF, não há nenhuma previsão de reduzir a mão-de-obra especializadas, atualmente alocada em Robins AFB. Como resultado desse esforço de transformação da missão, os militares da ANG Geórgia serão treinados para assumir a missão em um avançado sistema de Comando e Controle de Gerenciamento de Batalha.
“Este é um momento empolgante para liderar os homens e mulheres do 116th, já que damos as boas-vindas a novas missões”, disse a Coronel Amy Holbeck, Comandante da 116ª Ala de Controle Aéreo (116th ACW).
Os pilotos e tripulantes técnicos em serviço ativo serão reaproveitados para as novas missões ou farão a transição outras unidades. O pessoal de carreira necessário receberão novas atribuições, para preencher os cargos necessários em apoio às novas missões.
“À medida que fazemos a transição para o futuro, os aviadores do 461th ACW continuarão voando a plataforma E-8C, fornecendo aos comandantes combatentes o comando e controle, inteligência, vigilância e reconhecimento de que precisam para tomar decisões em qualquer operação ao redor do globo”, disse a Coronel Michelle Carns, Comandante da 461ª Ala de Controle Aéreo.
A transição para as novas atribuições depende da conclusão de um planejamento ambiental adequado, que se estima ser finalizado no início do ano fiscal 2023 (AF23) – Fonte: USAF.
Notas RFA:
1) Atualmente a USAF possui 17 Boeing E-8C JSTARS (Joint Surveillance Target Attack Radar System) em operação, todos baseados no 128th Airborne Command and Control Squadron, em Robins AFB, Geórgia.
2) O E-8C JSTARS é uma avançada plataforma aérea de gerenciamento de combate, comando e controle, inteligência, vigilância e reconhecimento. Sua principal missão é fornecer aos comandantes do teatro de operações informações para apoiar as operações de ataque e seleção de alvos, que possam contribuam para retardar, interromper e destruir as forças inimigas. As informações obtidas pelo E-8C são retransmitidas em tempo real para as estações terrestres comuns das Forças Armadas dos EUA e para estações terrestres aliadas de C4I (Command, Control, Communications, Computers and Intelligence).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO