Em 20 de novembro de 2020, o Secretário da Força Aérea selecionou Kirtland AFB (Novo México) como o local para a realocação da Unidade de Treinamento Formal (FTU – Formal Training Unit) dos novos Lockheed Martin AC-130J Ghostrider. Já a Maxwell AFB (Alabama) foi escolhida como o local para hospedar a FTU do Leonardo MH-139A Gray Wolf.
A FTU de AC-130J – o 4th SOS (Special Operations Squadron) – “Ghostrider”, será transferido de Hurlburt Field (Florida) para Kirtland AFB, pois esta base vai permitir que o Air Force Special Operations Command (AFSOC) realinhe sua missão de treinamento sob a supervisão do Air Education and Training Command (AETC), consolidando assim Mission Qualification Training (MTQ) de AC-130J em Kirtland. Espera-se que sete AC-130J do 4th SOS comecem o FTU de AC-130J em Kirtland no verão americano de 2022.
Em Maxwell, os primeiros helicópteros MH-139A Gray Wolf estão programados para chegar em 2023 para substituir os UH-1N. A missão futura da unidade FTU de MH-139A será treinar pilotos para fornecer segurança e suporte para os campos de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) de Wyoming, Montana, Norte Dakota, Colorado e Nebraska.
O Gray Wolf irá preencher as lacunas do UH-1N Huey em termos de velocidade, alcance, resistência, carga útil e capacidade de sobrevivência em apoio às missões ICBM do Air Force Global Strike Command’s. Outras capacidades de missão incluem SAR, transporte aéreo, missões na Região do Distrito de Columbia.
@CAS