A USAF informou que o radar AESA (Active Electronically Scanned Array) Northrop Grumman AN/APG-83 SABR atingiu a Capacidade Operacional Completa (FOC – Full Operational Capability) em fins de agosto. Com isto os F-16 Fighting Falcon da Guarda Aérea Nacional (ANG – Air National Guard) vinculados ao U.S. Northern Command (USNORTHCOM) passam a estar em serviço equipados com os novos radares.
Em 07 de setembro, os Fighting Falcon da ANG de Foss Field, Sioux Falls, Dakota do Sul, começaram a receber os novos radares APG-83. Esta foi a quarta unidade F-16 da USAF a receber o novo radar AESA.
“O SABR permite que aos pilotos dos F-16 detectar, rastrear e identificar um número maior de alvos com maior agilidade e fora do alcance das ameaças”, disse Mark Rossi, diretor de programas SABR da Northrop Grumman. “Esta atualização manterá o caça multifuncional F-16 capacitado nas próximas décadas.”
O Northrop Grumman AN/APG-83 é um radar de abertura sintética de alta resolução, operacional em qualquer clima, que fornece aos pilotos imagens detalhadas para identificação e ataque dos alvos, superiores aos modelos anteriores. O APG-83 incorpora hardware, estruturas e know-how oriundos dos radares AESA embarcados nos caças de 5a geração F-35 e F-22, trazendo alto grau de comunalidade entre os sistemas.
@FFO