USAF contrata L3 Harris para projeto que visa reduzir tripulantes nos bombardeiros B-52. A USAF concedeu à L3Harris Technologies um contrato de US$ 34 milhões para que a empresa atue no Programa de Tripulação Quad do Comando de Ataque Global, cujo o objetivo é reduzir o número de tripulantes necessários para operar o bombardeiro B-52H Stratofortress.
Atualmente o B-52H opera com uma tripulação básica de cinco militares, que inclui dois pilotos, dois navegadores e um oficial de guerra eletrônica. O objetivo do Programa de Tripulação Quad é consolidar a função do Oficial de Guerra Eletrônica na estação do Navegador, o que reduziria o número de tripulantes para quatro.
“Transformar o icônico bombardeiro B-52 em uma plataforma atualizada e mais poderosa para operar até 2050 é uma prioridade para nossa empresa. Este contrato é um passo importante para as unidades de bombardeiros estratégicos desempenharem a sua missão de ataque global”, disse Ed Zoiss, Presidente de Sistemas Especiais da L3Harris
Para implementar essas atualização, serão necessárias modificações estruturais em painéis da estação de guerra eletrônica para o navegador. Este trabalho de engenharia inclui uma série de projetos e análises que envolvem peso e balanceamento, carga estrutural, sistema elétrico e térmico, entre outros. Após esses estudos, serão produzidos os kits de conversão do projeto.
A L3Harris é antiga parceira da USAF em projetos para o B-52, tendo produzido os sistemas originais AN/ALQ-172 para estas aeronaves. Agora, a empresa continua a auxiliar na evolução natural das suas capacidades em busca de soluções tecnológicas avançadas para enfrentar o cenário de ameaças modernas em constante mudança.
@FFO