• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF considerou um sucesso o primeiro teste do míssil hipersônico AGM-183 ARRW

14 de dezembro de 2022

A B-52H Stratofortress assigned to the 419th Flight Test Squadron takes off from Edwards Air Force Base, California, Aug. 8. The aircraft conducted a captive-carry flight test of the AGM-183A Air-launched Rapid Response Weapon Instrumented Measurement Vehicle 2 hypersonic prototype at the Point Mugu Sea Range off the Southern California coast. (Air Force photo by Matt Williams)

USAF considerou um sucesso o primeiro teste do míssil hipersônico AGM-183 ARRW (Foto ilustrativa: USA/Matt Williams)
USAF considerou um sucesso o primeiro teste do míssil hipersônico AGM-183 ARRW (Foto ilustrativa: USA/Matt Williams)

USAF considerou um sucesso o primeiro teste do míssil hipersônico AGM-183 ARRW. A USAF realizou, com sucesso, o primeiro teste de lançamento completo de um míssil hipersônico AGM-183A ARRW (Air-launched Rapid Response Weapon). O míssil foi lançado por um B-52H Stratofortress no último dia 09 de dezembro, em uma área de testes na costa sul da Califórnia

De acordo com um comunicado da 96th Test Wing de Eglin AFB, este teste foi o primeiro lançamento de um protótipo completo de míssil operacional. “Os eventos de teste anteriores focaram em comprovar o desempenho do booster. Após a separação do ARRW da aeronave, ele atingiu velocidades hipersônicas superiores a cinco vezes a velocidade do som, completou sua trajetória de voo e detonou na área do terminal. As indicações mostram que todos os objetivos foram alcançados”, disse a nota oficial.

A 412th Test Wing da Edwards AFB, Califórnia, foi a Unidade responsável pelo voo de teste do ARRW. Os voos hipersônicos anteriores do AGM-183 ocorreram em maio e julho deste ano.

Desenvolvido pela Lockheed Martin Missiles and Fire Control, o início do programa ARRW foi bastante complicado, com várias falhas de lançamento nos primeiros testes de voo. Agora com o sucesso obtido, tudo indica que o programa alcançou uma fase mais estável.

O secretário da USAF, Frank Kendall, disse no início deste ano que deseja ver um desempenho mais consistente do míssil antes de discutir seu futuro no serviço do Global Strike Command. O Congresso cortou US$ 161 milhões do financiamento de produção da ARRW no ano fiscal de 2022, citando atrasos no programa e falhas no lançamento. Kendall também disse que os mísseis hipersônicos não são uma prioridade tão alta para a USAF quanto para a China, devido a diferentes conceitos operacionais de emprego de força. A China é considerada líder no desenvolvimento e no uso de armas hipersônicas.

O ARRW ar-terra “foi projetado para permitir que os EUA mantenham alvos fixos, de alto valor e sensíveis ao tempo em risco em ambientes contestados”, disse a USAF.

De acordo com a Lockheed, o programa ARRW realizou inúmeras etapas de desenvolvimento, incluindo voos de transporte, teste de lançamento, qualificação de ogiva, qualificação de motor de foguete sólido e dois testes consecutivos de voo hipersônico.

Conforme noticiamos, na semana passada, técnicos da 2nd Bomb Wing da Base Aérea de Barksdale, Louisiana, resolveram os procedimentos para carregar e descarregar o ARRW em um ambiente operacional. Até agora, o míssil só havia sido carregado em aeronaves de testes.

O ARRW é um dos dois mísseis hipersônicos sendo desenvolvidos pela USAF para atacar alvos urgentes e sensíveis ao tempo. O ARRW é impulsionado para a velocidade hipersônica por um foguete e, em seguida, desliza para seu alvo – daí o nome “boost glide” – enquanto o Hypersonic Attack Cruise Missile (HACM) da Raytheon, é um sistema que usa um scramjet para sustentar o voo hipersônico.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login