• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF confere os avanços do eVTOL

27 de agosto de 2020
Matt Chasen, CEO da LIFT Aircraft, pilota eVTOL Hexa sobre Camp Mabry, Texas, em 20 de agosto de 2020,(Foto: ANG Texas/Staff. Sgt. Sean Kornegay).

Com a presença da Secretária da Força Aérea Americana Barbara Barrett, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Charles Q. Brown, Jr. e do Chief Master Sgt. da Força Aérea JoAnne S. Bass foi feita a demonstração e o primeiro voo no dia 20 de agosto do eVTOL Hexa no Camp Mabry em Austin, TX – Estados Unidos do sistema eVTOL. Camp Mabry é sede da Guarda Aérea Nacional do Texas.

O sistema de voo electric vertical takeoff and landing (eVTOL) ou pouso e decolagem vertical elétrico é uma das propostas do programa Agility Prime lançado em abril de 2020 pela USAF, com apoio do departamento de defesa americano (US DoD). Não é de fato uma competição militar, apesar de muitos analistas olharem para ela como um investimento que poderá gerar frutos a médio prazo em termos de veículos voltados para missões de apoio logístico. O principal objetivo hoje é criar viabilizar um novo sistema de transporte.

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Charles Q. Brown, Jr., a bordo do Hexa da LIFT Aircraft durante a visita a Camp Mabry, Texas, em 20 de agosto de 2020 (Foto: ANG/Staff. Sgt. Sean Kornegay).

O Hexa foi desenvolvido pela LIFT Aircraft, uma empresa sediada no Texas e uma das primeiras Small Business Innovation Research (SBIR) do seu porte a se juntar ao Agility Prime “Air Race to Certification” – que visa certificar em 2023 um ORB – que é referido como Organic Resupply Bus ou Operational Readiness Bus ou ainda Open Requirements Bus. Em traduções livres poderia referir como: ônibus de reabastecimento orgânico ou “barramento de prontidão operacional” ou ainda “barramento de requisitos abertos”. Palavras hoje complicadas como eram a algum tempo atrás UAV, UCAV, Drone, entre outras, ms que prometem entrar no vocabulário aeronáutico.

A ideia de um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical – isto é um carro voador – pode parecer ficção cientifica, mas já começa a se estabelecer como um fenômeno aeroespacial. Hoje mais de 15 dos principais fabricantes de aeronaves do mundo se candidataram ao Agility Prime, com muitos deles já com contrato de desenvolvimento, como é o caso da Lift, segundo o AFWERX.

O AFWERX é uma comunidade de inovação da Força Aérea Americana criada em 2017, que conecta os militares da USAF a soluções em todos os campos, seja financiando, colaborando com a indústria ou simplesmente recebendo orientação sobre um projeto a ser ou em desenvolvimento. Em resumo é um órgão responsável por acelerar tecnologias.

A data escolhida para o primeiro voo do Hexa ORB é significativa para os americanos. Neste dia, há exatos 112, os irmãos Wright entregaram sua primeira aeronave militar as forças armadas americanas. O voo ficou restrito a área do aeródromo mas demonstrou as potencialidades do novo veículo aéreo, que sonha em substituir os carros convencionais no futuro.

A secretária da Força Aérea Barbara Barrett conhece os detalhes do Hexa, uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), de Matt Chasen, diretor executivo da LIFT Aircraft (Foto: ANG/Staff. Sgt. Sean Kornegay).

O que é Agility Prime?

A Força Aérea lançou em abril de 2020 o Agility Prime, um programa não militar que busca acelerar o mercado comercial de veículos de mobilidade aérea avançada, ou seja, “carros voadores”. Usando recursos destinados a testes e fomentação de novas tecnologias, a USAF e o Governos dos EUA planejam mitigar o mercado comercial atual, os riscos regulatórios e acelerar a nova tecnologia, considerada limpa.

O Agility Prime também tem como objetivo reunir a indústria, investidores e governos para estabelecer padrões de proteção e segurança enquanto acelera a comercialização desta tecnologia revolucionária.

O projeto estabelece um mecanismo de contratação rápida começando em 2020 com uma série de “Corridas para a Certificação” (Air Race to Certification) para impulsionar esta capacidade até 2023.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login