USAF conclui testes operacionais do novo sistema EW dos F-15E/EX. A USAF concluiu recentemente os Testes e Avaliações Operacionais Iniciais (IOT&E) do Eagle Passive Active Warning Survivability System (EPAWSS) desenvolvido pela BAE Systems. O sistema fornecerá capacidades aprimoradas de Guerra Eletrônica (EW) para a frota legada de F-15E Strike Eagle e para os novos F-15EX Eagle II.
Em comunicado, a BAE Systems informou que o EPAWSS fornecerá recursos EW de amplo espectro, como alerta de radar, geolocalização, consciência situacional e de autoproteção para os caças. O sistema permitirá que os pilotos dos Strike Eagle e Eagle II realizem missões de combate mais profundas em território inimigo, penetrando em áreas protegidas por modernos sistemas de defesa aérea.
“O EPAWSS é um salto em tecnologia, melhorando a letalidade e as capacidades de combate do F-15E e F-15EX em ambientes contestados e degradados contra ameaças avançadas”, disse o Major Bryant “Jager” Baum, Diretor de Testes do EPAWSS na USAF. “EPAWSS estabeleceu a base para Guerra Eletrônica para as unidades de combate.”
Desde o início, a BAE Systems trabalha em conjunto com a Boeing e a USAF no desenvolvimento, integração e na execução do IOT&E do EPAWSS. Agora a empresa avança no processo de produção e colocação operação do avançado sistemas EW, cuja a Capacidade Operacional Total (FOC) é esperada para ser alcançada em um ano.
O EPAWSS foi testado em combates simulados durante o Exercício Northern Edge 2023 (NE23) onde demonstrou a sua grande capacidade de responder rapidamente as ameaças eletromagnéticas não captadas com a versão anterior. As missões também testaram as capacidades de processamento em tempo real dos dados recebidos pelos sensores, além de executar ações em um espectro eletromagnético altamente denso e imprevisível.
Fonte: BAE Systems
@FFO