• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF: F-35A rumo a capacidade para uso de armas nucleares

6 de outubro de 2021
USAF: F-35A rumo a capacidade para uso de armas nucleares (Fotos: USAF).

USAF: F-35A rumo a capacidade para uso de armas nucleares. Os esforços de dissuasão americanos atingiram um importante passo para a USAF equipar um caça stealth com capacidade de lançar uma arma nuclear. A informação foi confirmada em 04 de outubro pelo Comando de Combate Aéreo (ACC – Air Combat Command).

Dois F-35A Lightning II da USAF concluíram o processo de certificação do projeto de lançamento de armas nucleares. Os caças lançaram as versões de testes da bomba nuclear guiada B61-12 Joint Test Assemblies (JTAs), que simulam as características de uma armamento nuclear real.

Os Esquadrões de Testes e Avaliações 422d e 59th (TES – Test and Evaluation Squadrons) lideraram a parte do Comando de Combate Aéreo (ACC – Air Combat Command) durante os voos de testes no Tonopah Test Range, em Nevada, enquanto o 57th Aircraft Maintenance Squadron, o 926th Aircraft Maintenance Squadron e a Bolt Aircraft Maintenance Unit, ofereceram o suporte de manutenção.

“As bombas da série B61 são armas táticas nucleares de gravidade que podem ser lançadas por aeronaves como os F-15E e os F-16C/D. Ter um caça de 5ª geração com essa capacidade traz uma capacidade de nível estratégico totalmente nova, fortalecendo a nossa capacidade de dissuasão nuclear”, disse o Tenente-Coronel Daniel Jackson, Chefe de Divisão, Comando de Combate Aéreo (ACC) Dissuasão Estratégica e Integração Nuclear.

USAF completa fase de testes de F-35A com bombas nucleares B61 (Fotos: USAF).

A certificação nuclear é dividida em duas fases: a certificação do projeto e a operacional. Este teste foi considerado parte do processo para a certificação de projeto nuclear para o F-35A, e concluiu a etapa inicial para alcançar a certificação nuclear.

Com os dados obtidos nos testes, o Departamento de Defesa e o Departamento de Energia irão avaliar os resultados para verificar se os aviões e as bombas funcionaram corretamente em todas as fases da operação. Vale lembrar que em agosto de 2020, um F-35A realizou o inédito teste de liberação de uma B61, em voo supersônico, a partir do seu compartimento interno. Leia a notícia que publicamos aqui no Site da RFA.

“Os bombardeiros B-2 são as aeronaves stealth com capacidade nuclear proeminentes. Adicionar esta capacidade a um caça de 5ª geração, que traz várias capacidades convencionais, adiciona implicações de nível estratégico”, disse Oficial.

Não foi informada a data prevista para o F-35A obter a certificação nuclear completa, mas a conclusão bem-sucedida deste teste encerra uma parte crítica do processo.

Nem todas as aeronaves obterão a certificação nuclear completa, sendo que apenas as unidades com este tipo de missão terão o hardware e o suporte técnico necessário para configurar e manter os F-35 nucleares.

O evento de teste foi liderado por um esforço colaborativo entre o Air Force Nuclear Weapons Center, F-35 Joint Program Office, Sandia National Labs e várias diretorias do ACC.

Fonte: USAF / 53rd Wing

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login