USAF conclui ensaio final do Golden Horde Vanguard. O 780th Test SquadroUSAF conclui ensaio final do Golden Horde Vanguardh Flight Test Squadron da USAF executaram o terceiro e último teste de voo do programa Golden Horde Vanguard da USAF em 25 de maio. Dois F-16D Fighting Falcon da 96th Test Wing da Eglin AFB lançaram um total de seis Collaborative Small Diameter Bomb (CSDB) na área de testes White Sands Missile Range (WSMR) do US Army – Novo México. As armas funcionaram conforme projetadas e foram guiadas com sucesso até seus alvos, o que inclui o bom funcionamento do seu algoritmo de autonomia exclusivo que, aceitou pela primeira vez em um teste, atualização do alvo em voo.
Durante o teste de voo, dois F-16s da 96th TW simultaneamente liberaram suas armas, com quatro lançadas de uma aeronave e duas armas lançadas da outra. Como nas missões anteriores, as armas estabeleceram comunicação entre si.
O primeiro objetivo foi expandir a rede de rádio comunicação que foi de duas (1º teste) para quatro (2º teste) e agora para seis. Isso demonstrou a capacidade da rede Banshee 2 da L3Harris de aumentar o número de nós necessários para cumprir a missão.
O segundo objetivo foi enviar uma atualização de alvo em pleno voo de uma estação terrestre para as CSDB em pleno voo, visando engajar um novo alvo de alta prioridade. Uma mensagem da IFTU (estação terrestre) foi enviada ao enxame de CSDB e o instruiu a reordenar o alvo. Isso demonstrou a capacidade das CSDB da Golden Horde de interagir com a rede de Joint All-Domain Command and Control (JADC2).
“A ligação JADC2 é uma capacidade chave para futuras armas NCA, e uma que a equipe estava particularmente focada na implementação”, afirmou Norma Taylor, a Gerente do Programa CSDB.
O objetivo final era fazer com que duas armas executassem um ataque de tempo sincronizado no alvo (STOT – Synchronized Time On Target) em um único local de destino. Duas outras armas foram sincronizadas em dois alvos, o que também foi demonstrado na segunda missão de teste. O algoritmo STOT do Georgia Tech Research Institute foi capaz de oferecer suporte flexível ao novo requisito de destino sem nenhuma alteração de software.
CSDB são Boeing Small Diameter Bomb I de 250 lb (110 kg) modificadas para incluir uma carga útil autônoma colaborativa. A carga útil consiste em tecnologias que permitem às armas compartilhar dados, interagir e executar ações ou comportamentos coordenados.
“Foi uma honra e um privilégio ver a Golden Horde completa”, disse TJ Ciufo, engenheiro de teste líder do 780th TS no programa. “Tendo alcançado os marcos que alcançamos no ritmo de desenvolvimento rápido do programa, o que foi alcançado foi verdadeiramente notável.”
Quando as CSDB são lançadas e estabeleceram comunicação entre si, a autonomia colaborativa consulta os objetivos da missão já pré-definidos e o manual de bordo para determinar as “ações” a serem convocadas. Armas autônomas colaborativas em rede, como CSDB, seguem regras predefinidas de engajamento e podem selecionar as ações fornecidas a eles, permitindo-lhes observar e reagir a um espaço de batalha em tempo real. As armas então executaram sua navegação atingindo cada alvo planejado com precisão. A conclusão dos testes de voo mostrou inicialmente que as CSDB sintetizam um novo tipo de arma inteligente, que não só é guiada ao alvo, mas consegue interagir, corrigir e desviar sua navegação, tudo para atingir o algo correto.
Esta série de testes cresceu em complexidade, começando com duas bombas colaborativas em rede, depois quatro e finalmente seis no voo final. Durante essa progressão, o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea fez atualizações de software, melhorando as habilidades das armas. Isso permitiu uma avaliação mais rigorosa dos algoritmos de autonomia e das capacidades habilitadas para armas.
“Este programa foi além em muitas frentes: fabricação, planejamento de segurança, execução de testes, até mesmo restrições de orçamento”, disse Joseph Brown, ex-engenheiro de teste principal da Golden Horde. “Golden Horde é um exemplo brilhante de como a Força Aérea pode desenvolver rapidamente uma tecnologia de mudança de jogo por meio de liderança eficaz, pessoal dedicado e compromisso com a missão.”
@CAS