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USAF conclui atualização do cockpit da frota de bombardeiros B-1B Lancer antes do previsto

29 de setembro de 2020
Maj. Michael Griffin, piloto de testes do 10th FTS, avalia sistemas de um B-1B Lancer modificado com o novo pacote IBS (Foto: USAF/Kelly White).

Iniciado no final de 2012, e previsto para durar oito anos, a USAF informou que foi concluída neste mes, portanto antes do planejado, a atualização da Estação de Combate Integrada (IBS – Integrated Battle Station), em toda a frota de sessenta bombardeiros estratégicos Rockwell B-1B Lancer.

O projeto IBS envolveu a modificação e atualização de três sistemas embarcados e independentes do B-1B: Enlace de Dados Integrado, Unidade de Exibição Situacional Vertical e Central Integrada de Testes.

“Durante o desenvolvimento do projeto, tornou-se óbvio que modificar a mesma aeronave três vezes impactaria sobremaneira a disponibilidade da frota, e causaria a despadronização operacional com aeronaves operando simultaneamente em configurações diferentes. Assim nasceu a Integrated Battle Station”, disse William Barnes, gerente do programa de Sistemas B-1B do Air Force Life Cycle Management Center.

Uma imagem icônica. No pátio da Base Aérea de Tinker, o encontro do primeiro (AF 86-0122 do 9th BS) e o último (AF 86-0133 do 28th BS) B-1B Lancer, da 7th Bomb Wing de Dyess AFB, que passaram pela atualização IBS (Foto: USAF/Tinker AFB).

O IBS foi a maior e mais complexa modificação já realizada nos B-1B Lancer, e deixou a cabine de comando completamente atualizada. Para realizar um projeto desta magnitude, foram necessários milhares de horas de trabalho. Rodney Shepard, diretor do 567th Aircraft Maintenance Squadron (567th AMXS), disse que foram designados 120 técnicos trabalhando em dois turnos na linha de produção, para que fosse possível modificar 60 aeronaves em oito anos, totalizando aproximadamente 1.050.000 horas de trabalho. Com um projeto tão grande, certamente haveria algumas dificuldades ao longo do caminho.

“No início, o trabalho começou lento, diante da carga de tarefas e da complexidade do projeto, no entanto, com o passar do tempo, ajustes linha de produção foram implementados e o ritmo de trabalho foi se adequando até atingir as metas projetadas para o processo”, disse Shepard.

Apos a conclusão da modificação, cada aeronave ganhou 987 dias de disponibilidade até a próxima parada para revisão de grande porte. A dedicação do 567th AMXS na melhoria contínua do processo na linha de produção IBS, rendeu a unidade o Prêmio Robert T. Mason, de Melhor Instalação de Manutenção em Nível de Depósito em 2017.

A modificação concluída irá aprimorar as operações de voo do B-1B e dar às tripulações maior flexibilidade na execução de suas missões. “As aeronaves equipadas com os aprimoramentos IBS, oferecem aos tripulantes uma consciência situacional muito maior do cenário de combate, das ameaças circundantes, estejam elas no ar ou e terra, e fornece uma capacidade muito mais rápida para executar manobras defensivas e/ou ofensivas necessárias em qualquer conflito ”, disse Shepard.

Um bombardeiro B-1B Lancer da 7th Bomb Wing de Dyess AFB, decola de Tinker AFB em 15 de dezembro de 2015, após receber a atualização IBS. O projeto de oito anos de instalação do IBS na frota do B-1B Lancer, iniciado em 2012, foi concluído em setembro de 2020 (Foto: USAF/Kelly White).

O Tenente-Coronel James Couch, comandante do 10th Flight Test Squadron, unidade responsável pelos voos de testes, experiências e avalições dos novos sistemas das aeronaves modificadas, ratificou esses comentários.

“Esta atualização melhora significativamente a consciência situacional da tripulação por conta das telas LCD e sistemas aprimorados de navegação e comunicação, desenvolvidos e projetados para ampliar a capacidade de missão do B-1B”, disse Couch. “Embora este capítulo seja fechado, inicia-se um processo contínuo de avanços sem precedentes da letalidade dos B-1B e da consciência situacional da tripulação pelas próximas décadas. Todos esses benefícios são possíveis graças a atualização do IBS. ”

O início da pandemia de coronavírus teve pouco efeito no cronograma da modificação. “As restrições do COVID-19 afetaram pouco a equipe de trabalho IBS. No início do do surto, apenas uma aeronave estava no hangar do Maintenance Repair Overhaul Technology Center, e três aeronaves haviam passado pela revisão e estavam iniciando os voos de testes”, disse Shepard.

Your daily @usairforce news!

✅ The Integrated Battle Station on the B-1B Lancer fleet upgrades capabilities.

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https://go.usa.gov/xGvfm

Originally tweeted by Airman Magazine (@AirmanMagazine) on 29 de September de 2020.

@FFO

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