USAF: cinco B-21 estão em fase de montagem. De acordo com o secretário da USAF, Frank Kendall, existem atualmente cinco bombardeiros stealth Northrop Grumman B-21 Rider em vários estágios de montagem na fábrica da empresa em Palmdale/CA. Esse número representa uma novidade em relação ao que havia sido vazado até agora pela USAF, que apenas dois protótipos em desenvolvimento estavam sendo construídos. A informação joga uma nova perspectiva ao projeto, e mostra com que velocidade o futuro bombardeiro estratégico americano está avançando.
A informação inicial é que dos cinco protótipos, dois estão em fase avançada e serão destinados a realizar o primeiro voo e ensaios para homologação. Parte desta velocidade incomum para o desenvolvimento de um programa de grande importância como este, com dificuldades de desenvolvimento, foi aparentemente facilitado pelo leve aumento no financiamento destinado ao B-21, que passou de US$ 2,84 para US$ 2,98 bilhões. As 5 aeronaves citadas por Kendall representam parte de um número ainda não especificado de protótipos que fazem parte da chamada fase de validação EMD (Engineering & Manufacturing Development), fase que antecede a de produção em série.
Quando a montagem for concluída, a aeronave será enviada ao 420th Flight Test Squadron (420th FTS) sediado na Edwards AFB, unidade que será a responsável por todos os ensaios em voo. De acordo com o cronograma, os testes de solo (gerenciamento do motor, procedimentos de taxiamento, etc.) deverão ser realizados no primeiro trimestre de 2022, enquanto o primeiro voo deverá ocorrer no verão americano, ou seja no meio do próximo ano.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS