USAF B-52H: BUFFs irão voar com os Rolls-Royce F130. Pentágono revelou no dia 24 que a USAF escolheu a divisão norte-americana da Rolls-Royce para fornecer turbofans F130 para remotorizar sua frota de bombardeiros Boeing B-52H Stratofortess, vulgo Buff, na Força Aérea Americana. Após alguns anos de análises, finalmente o projeto foi escolhido e deverá manter a frota em serviço até pelo menos 2050.
Como havíamos antecipado aqui , a USAF definiu o vencedor do contrato para remotorização dos B-52. A licitação foi aberta pela USAF em 27 de abril de 2020 para comprar até 608 motores novos, o suficiente para manter a atual frota de 76 B-52H voando até 2050. Para ajudar a manter os custos baixos, a USAF exigiu que as empresas que competiam pelo contrato apresentassem propostas capazes aproveitar os quatro pods de motor existentes sob as asas da aeronave, cada um dos quais com dois TF33s.
O F130 superou os concorrentes da General Electric CF34-10 e Passport e da Pratt & Whitney, o PW815. Ele irá substituir o lendário Pratt e Whitney TF33-PW-103. Em 2016, a Força Aérea estava gastando aproximadamente US$ 2 milhões por reforma do motor TF33 a cada 6.000 horas de voo.
Segundo o Pentágono, o contrato da Rolls-Royce com a Força Aérea está avaliado em US$ 500 milhões para os próximos seis anos fiscais, mas poderá chega a US$ 2,6 bilhões, se todas as suas opções forem exercidas ao longo dos anos. O termino do contrato é previsto para 2038 e os trabalhos serão efetivados a partir de 2023 em Indina, Indianapolis.
“Este contrato prevê 608 motores comerciais mais motores sobressalentes, equipamentos de suporte associados e dados de engenharia comercial, para incluir atividades de sustentação, a serem usados na frota de bombardeiros B-52H”, de acordo com o anúncio do Pentágono.
A Rolls-Royce está confiante de que o F130 não precisará ser substituido durante o resto da vida útil planejada pela USAF para os B-52H. Porém para evitar isto a USAF planeja comprar peças sobressalentes suficiente para garantir que existam no estoque peças e motores extras, caso seja necessário.
O F130 é a versão militar do BR700, sendo empregado em jatos executivos como a família Gulfstream, Bombardier Global Express e Boeing 717-200. As aeronaves C-37A/B das Forças Armadas Americanas (Gulfstream V e 550s, respectivamente), bem como as aeronaves E-11A Battlefield Airborne Communications Node (BACN) da USAF, já usam versões deste motor, simplificando ainda mais as cadeias de manutenção e logística.
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