USAF: Aviador de Tuskegee (332nd FG) recebe promoção honorária. O veterano da Segunda Grande Guerra Mundal e da Guerra da Coreia e, um dos primeiros pilotos de caça afro-americanos do lendário 332nd Fighter Group (332nd FG) conhecico como Tuskegee Airman, James H. Harvey III recebeu a promoção honorária de Coronel.
Aos 100 anos, o Tenente Coronel James H. Harvey III foi promovido ao posto de Coronel no Empower Field de Denver, durante o intervalo do jogo entre os Falcons da Academia da Força Aérea dos EUA e os Black Knights da Academia Militar dos EUA, no último 4 de novembro.
O senador Michael Bennet indicou a promoção no verão americano passado e as filhas de Harvey, Alysyn Green e Kathy Harvey, e sua sobrinha Karen Jackson colocaram a águia prateada do posto de Coronel.
A jornada de Harvey começou há mais de sete décadas, quando aos 22 anos ele se tornou um dos primeiros pilotos de caça afro-americanos do país. Ele serviu com distinção no 332nd FG, unidade segregada dos Aviadores Tuskegee, que eram conhecidos por sua coragem e habilidade.
“O Tenente-Coronel James H. Harvey III liderou uma carreira distinta como veterano de 22 anos do Exército e membro dos renomados aviadores de Tuskegee”, disse Bennet. “Tendo servido em um exército que ainda era segregado, ele enfrentou muitos obstáculos, mas sua incrível coragem, habilidade e perseverança o levaram a receber repetidas honras, inclusive como o primeiro piloto de caça afro-americano a voar no espaço aéreo coreano. Sinto-me honrado por apoiar a promoção honorária do Tenente Coronel Harvey e por reconhecer as suas contribuições para a história do nosso país e para o avanço dos direitos civis.”
Entre suas muitas realizações, Harvey foi celebrado como o primeiro piloto de caça afro-americano a voar no espaço aéreo coreano e o vencedor da competição inaugural “William Tell” da USAF.
Em 1949, Harvey e seus colegas aviadores de Tuskegee participaram do primeiro Top Gunnery Meet na então a Base Aérea de Las Vegas, Nevada. Seu desempenho impressionante levou à vitória da sua unidade na competição. Mas por muitos anos o recorde foi listado incorretamente como “desconhecido”. Somente em 1993, quando o Tenente Coronel da Reserva Harry Stewart retornou à agora Base Aérea de Nellis com a prova da vitória do 332nd FG, é que o registro histórico foi corrigido.
No início de setembro também viu o estabelecimento do “Lt. Col. James Harvey III F-15 Wing Award”. O General Mark Kelly, comandante do Air Combat Command, apresentou o prêmio durante o jantar de cerimônia da Competição William Tell 2023 em 10 de setembro. O prêmio é uma homenagem ao papel de Harvey em liderar os aviadores de Tuskegee ao “Prêmio de Melhor Equipe Geral” durante a primeira edição do Gunnery Meet (“William Tell”) em 1949.
Para homenagear Harvey e todos os aviadores de Tuskegee, dois aviões que personificavam seu legado sobrevoaram o evento: o P-47D Thunderbolt, usado pela 332nd FG para vencer a primeira competição William Tell em 1949 e o P-51D Mustang, que se tornou icônico nas mãos dos aviadores Tuskegee durante a Segunda Guerra Mundial.
@CAS