USAF ativou primeiro Esquadrão Expedicionário de KC-46 no Oriente Médio. A USAF ativou pela primeira vez no Oriente Médio um Esquadrão operacional com reabastecedores KC-46A Pegasus. O 305º Expedicionário de Reabastecimento em Voo (305th EARS) foi implantado no mês passado com aviões-tanque KC-46A oriundos da Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst, New Jersey.
Em 2022, os KC-46 operaram na Base Aérea de Al Udeid, Catar, como parte de um Exercício de Conceito de Emprego visando seu futuro emprego operacional. Em setembro daquele ano, o Comando de Mobilidade Aérea (AMC) liberou o KC-46 para implantações globais de suporte ao combate. Desde então, eles participaram de treinamentos em várias regiões do mundo, mas ainda com restrições.
Somente agora o Comando Central da USAF (CENTCOM) liberou o KC-46 em larga escala para o Oriente Médio, iniciando uma rotação operacional regular. “Esta implantação está construindo a base para operações expedicionárias sustentadas do KC-46A. Foi um esforço coletivo para preparar o Esquadrão Expedicionário de Reabastecimento Aéreo KC-46A, e estou orgulhoso de todos nesta conquista histórica”, disse o Major Andrew Doenitz, Comandante do 305 EARS.
Os militares do 305 EARS tiveram apenas 72 horas de aviso prévio para estabelecer o novo Esquadrão. Com apoio de vários setores da 305ª Ala de Mobilidade Aérea (305th AMW) e da 87ª Ala (87th W) de McGuire-Dix, as equipes prepararam toda a missão e implantação no Oriente Médio. A primeira surtida operacional aconteceu em 08 de outubro, em meio ao aumento das tensões entre o Irã e Israel.
A USAF classificou o 305 EARS como Elemento de Missão para Geração de Força (Mission Generation Force Element), uma nova designação relacionada ao modelo de implantação para gerar força em um ambiente em evolução. Os KC-46 levaram para o Oriente Médio recursos adicionais, incluindo conectividade expandida, maior capacidade de combustível e equipamento de evacuação aeromédica.
Além disso, o 305 EARS também ativou um Hub Desdobrado para Suporte de Reabastecimento em Voo, com todos os componentes necessários para o planejamento de missões, o que permite que a Unidade atenda ordens de tarefas aéreas em até 48 horas.
A chegada dos KC-46 Pegasus no Oriente Médio ocorre após o CENTCOM desativar os Esquadrões Expedicionários de Reabastecimento em Voo de KC-10 e de KC-135 no Oriente Médio. Por conta da crise em andamento, os KC-135 ainda continuam operando na região.
Fonte: AF&SM
@FFO