

USAF ativa segundo “Super Esquadrão” de F-16 na Coreia do Sul. A USAF deu início em 28 de julho a movimentação de 31 caças F-16 Fightning Falcon e cerca de cerca de 1.000 militares destacados na Coreia do Sul. Eles estão sendo transferidos da Base Aérea de Kunsan para a Base Aérea de Osan, localizada cerca de 90 km da fronteira com a Coreia do Norte.
Até o próximo mês de outubro, todas essas aeronaves e militares estarão baseados em Osan AFB, como parte da Fase II de um experimento da USAF conhecido como “Super Esquadrão”. O objetivo é avaliar se uma grande Unidade Aérea será operacionalmente mais eficiente no lançamento e manutenção dos caças.
Em outubro de 2024, a USAF deu início a primeira fase do “Super Esquadrão” em Osan AFB, quando chegaram os primeiros nove F-16 e 150 militares oriundos de Kunsan. Na ocasião, a quantidade de caças aumentou de 22 para 31 aeronaves.
A segunda fase começará oficialmente em outubro de 2025 e durante um ano serão avaliadas as necessidades de suporte técnico, manutenção e logística para manter um Super Esquadrão de maior escala. A expectativa é que Osan AFB abrigue dois “Super Squadrons” de F-16 para avaliações.
“O experimento é um teste de otimização de força projetada para ver se um Esquadrão maior e consolidado pode gerar mais poder de combate e operar com mais eficiência”, disse o Capitão Bryce Hughes, Oficial de Manutenção e Comandante de Voo de Surtidas de Osan AFB, em comunicado.
Fonte: USAF
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO