A USAF concedeu à Northrop Grumman, um contrato de US$ 3,6 bilhões para suporte à frota de aeronaves BACN (Battlefield Airborne Communications Node). O trabalho será realizado em San Diego, Califórnia, além de locais não divulgados no exterior, e deverá estar concluído até 24 de janeiro de 2026.
Anunciado em 21 de janeiro pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD), o contrato prevê pesquisas, desenvolvimento, testes e avaliações, integração e operações e suporte para os equipamentos existentes e futuras atualizações embarcadas no BACN, bem como para estações de controle terrenas, seus equipamentos de apoio e laboratórios de integração de sistemas.
A frota BACN da USAF compreende três aeronaves E-11A, baseadas no jato regional de ultra-longo alcance Bombardier Global 6000, além de três aeronaves não tripuladas (UAV) Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk. Um E-11A foi perdido em acidente no Afeganistão em 2020 por falha humana, conforme o relatório final que divulgamos aqui no Site da RFA. O programa BACN consiste em plataformas aéreas que visam aumentar o alcance de comunicações de voz em terrenos montanhosos, retransmitindo o sinal além da linha de visada. Ele também pode atuar como uma ponte (relay) entre as frequências, permitindo que um comandante de comboio, usando um rádio de frequência limitada, se comunique com uma unidade de apoio aéreo aproximado em uma frequência diferente.
@FFO