USAF apresenta a pintura dos novos Air Force One. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, selecionou o padrão de pintura para os futuros VC-25B “Air Force One”. De acordo com a USAF, o novo design é muito similar aos atuais VC-25A, porém foi revisada e representa a modernidade do século 21.
O novo padrão de pintura dos futuros VC-25B, baseados no Boeing 747-8i, terá três diferenças principais, com relação aos atuais VC-25A (Boeing 747-200). Conforme a USAF, o azul escolhido para a pintura tem “um tom um pouco mais profundo e moderno”; os motores serão pintados no mesmo tom de azul; e não haverá mais partes em metal polido, porque “as ligas de revestimentos das modernas aeronaves comerciais não permitem isso”, informou o comunicado.
Foi necessário formalizar a decisão para o design da pintura dos novos VC-25B, para a Boeing iniciar o projeto de engenharia e selecionar os fornecedores envolvidos nessa fase do programa. Anteriormente USAF divulgou uma pintura bastante distinta, baseada em cores vermelho, branco e azul, porque o governo anterior expressou publicamente sua preferência. Um estudo térmico concluiu posteriormente que o azul escuro exigiria testes adicionais da Federal Aviation Administration (FAA), envolvendo a certificação de vários componentes devido ao calor em determinadas partes da aeronave.
O Programa VC-25B da USAF entregará uma nova frota de aeronaves para o deslocamento seguro do POTUS (sigla utilizada para designar o Presidente dos EUA – President Of The US) e suas comitivas. As duas novas aeronaves estão sendo modificadas exclusivamente para fornecer ao POTUS e seus acompanhantes em viagens aéreas, o nível equivalente de capacidade de comunicação e segurança disponível na Casa Branca.
As aeronaves VC-25B, baseados em modernos B747-8i, substituirão a envelhecida frota de VC-25A, baseados nos B747-200, que atualmente enfrenta dificuldade de capacidade, elevados custos de manutenção e obsolescência de peças. As modificações nas aeronaves incluirão atualizações no projeto elétrico, um sistema de comunicação de missão altamente seguro, uma instalação para atendimento médico, um interior executivo, dispositivos de autodefesa e capacidades de operações terrestres autônomas.
As entrega do primeiro VC-25B está programada para 2027, e a segunda um ano depois. Enquanto isso não ocorre, a USAF mantém os dois VC-25A disponíveis e prontos para a missão até a chegada dos novos jatos.
Fonte: USAF
@FFO