USAF aposentou seu último McDonnell Douglas KC-10 Extender. Como esperado há certo tempo, a USAF retirou de serviço o último McDonnell Douglas KC-10A Extender da frota operacional, fechando um importante capítulo na sua história. Uma cerimônia foi realizada em 26/09 na Base Aérea de Travis, Califórnia, para marcar a despedida desta histórica aeronave da USAF.
A última aeronave em serviço, matrícula 79-1948, operada em conjunto pela 60ª Ala de Mobilidade Aérea (60th AMW) e 349ª Ala de Mobilidade Aérea (349th AMW), realizou o voo de despedida escoltado por dois F-15E Strike Eagles da Guarda Aérea Nacional de Fresno, na Califórina.
Com o indicativo de chamada “GUCCI 10”, a Esquadrilha mista realizou uma passagem sobre o evento de Travis AFB, antes do KC-10A seguir para o 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (309th AMARG), também chamado de “Boneyard” (cemitério) localizado na Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona.
Legado
O KC-10 Extender foi projetado para fornecer maior mobilidade global para as Forças Armadas dos EUA. Embora sua missão principal fosse o reabastecimento em voo (REVO), ele também oferecia a capacidade de transporte tático de pessoal e cargas no exterior em missões de combate e suporte à operações humanitárias em desastres naturais.
Durante as Operações Desert Shield e Desert Storm em 1991, a frota KC-10 forneceu reabastecimento em voo para aeronaves dos EUA e de outras forças da coalizão. Nos estágios iniciais da Operação Desert Shield, os Extender foram essenciais para a rápida implantação de materiais e tropas no Golfo Pérsico, além de realizar cerca de 51.700 surtidas REVO, entregando mais de 125 milhões de galões de combustível sem perder uma única missão.
Em março de 1999, a OTAN lançou a Operação Allied Force contra o governo da Iugoslávia. A mobilidade aérea realizada entre fevereiro e maio daquele ano, envolveu cerca de 150 aeronaves KC-10 e KC-135, com os Extender realizando 409 missões totais.
Desde 11 de setembro de 2001, os KC-10s desempenharam um papel proeminente na Operação Noble Eagle, realizando mais de 350 missões. Durante as operações Enduring Freedom e Iraqi Freedom, os KC-10s voaram mais de 1.390 missões em suporte REVO para inúmeras aeronaves receptoras da coalizão.
O KC-10 também foi muito utilizado durante a Operação Allies Refuge, a maior operação de evacuação não combatente (NEO) da história dos EUA, de acordo com o Departamento de Estado. O KC-10 transportou mais de 3.000 evacuados na Europa e no Oriente Médio para os Estados Unidos, além de fornecer suporte REVO.
A USAF operou um total de 60 KC-10A Extender recebidos a partir de 1981, com apenas uma aeronave perdida em acidente ocorrida em 1987 no solo de Barksdale AFB, Louisiana. Baseados na versão civil do McDonnell Douglas DC-10-30, essa icônica aeronave teve as suas funções de reabastecimento em voo e transporte tático absorvidas pelos intermináveis KC-135R Stratotankers e pelos novos (e problemáticos) Boeing KC-46A Pegasus, dos quais até este mês de setembro de 2024, a USAF recebeu 88 aeronaves.
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