The last U.S. Air Force KC-10 Extender takes off from the flight line during the KC-10 farewell ceremony at Travis Air Force Base, California, Sept. 26, 2024. As the final base to operate the KC-10, Travis AFB had the honor of bidding farewell to an aircraft that has been a vital component of the U.S. military’s global reach and power projection capabilities, this ceremony marking the closing of an important chapter in the history of military aviation. (U.S. Air Force photo by Kenneth Abbate)
USAF aposentou seu último McDonnell Douglas KC-10 Extender. Como esperado há certo tempo, a USAF retirou de serviço o último McDonnell Douglas KC-10A Extender da frota operacional, fechando um importante capítulo na sua história. Uma cerimônia foi realizada em 26/09 na Base Aérea de Travis, Califórnia, para marcar a despedida desta histórica aeronave da USAF.
A última aeronave em serviço, matrícula 79-1948, operada em conjunto pela 60ª Ala de Mobilidade Aérea (60th AMW) e 349ª Ala de Mobilidade Aérea (349th AMW), realizou o voo de despedida escoltado por dois F-15C Eagle do 194th Fighter Squadron (194th FS) vindicado a 144th Fighter Wing (144th FW) que pertence a California Air National Guard’s, sediado a ANB de Fresno.
Com o indicativo de chamada “GUCCI 10”, a Esquadrilha mista realizou uma passagem sobre o evento de Travis AFB, antes do KC-10A seguir para o 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (309th AMARG), também chamado de “Boneyard” (cemitério) localizado na Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona.
Legado
O KC-10 Extender foi projetado para fornecer maior mobilidade global para as Forças Armadas dos EUA. Embora sua missão principal fosse o reabastecimento em voo (REVO), ele também oferecia a capacidade de transporte tático de pessoal e cargas no exterior em missões de combate e suporte à operações humanitárias em desastres naturais.
Durante as Operações Desert Shield e Desert Storm em 1991, a frota KC-10 forneceu reabastecimento em voo para aeronaves dos EUA e de outras forças da coalizão. Nos estágios iniciais da Operação Desert Shield, os Extender foram essenciais para a rápida implantação de materiais e tropas no Golfo Pérsico, além de realizar cerca de 51.700 surtidas REVO, entregando mais de 125 milhões de galões de combustível sem perder uma única missão.
Em março de 1999, a OTAN lançou a Operação Allied Force contra o governo da Iugoslávia. A mobilidade aérea realizada entre fevereiro e maio daquele ano, envolveu cerca de 150 aeronaves KC-10 e KC-135, com os Extender realizando 409 missões totais.
Desde 11 de setembro de 2001, os KC-10s desempenharam um papel proeminente na Operação Noble Eagle, realizando mais de 350 missões. Durante as operações Enduring Freedom e Iraqi Freedom, os KC-10s voaram mais de 1.390 missões em suporte REVO para inúmeras aeronaves receptoras da coalizão.
O KC-10 também foi muito utilizado durante a Operação Allies Refuge, a maior operação de evacuação não combatente (NEO) da história dos EUA, de acordo com o Departamento de Estado. O KC-10 transportou mais de 3.000 evacuados na Europa e no Oriente Médio para os Estados Unidos, além de fornecer suporte REVO.
A USAF operou um total de 60 KC-10A Extender recebidos a partir de 1981, com apenas uma aeronave perdida em acidente ocorrida em 1987 no solo de Barksdale AFB, Louisiana. Baseados na versão civil do McDonnell Douglas DC-10-30, essa icônica aeronave teve as suas funções de reabastecimento em voo e transporte tático absorvidas pelos intermináveis KC-135R Stratotankers e pelos novos (e problemáticos) Boeing KC-46A Pegasus, dos quais até este mês de setembro de 2024, a USAF recebeu 88 aeronaves.
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