USAF apoia desenvolvimento de aeronave híbrida eSTOL. A USAF concedeu a empresa Electra Aero Inc. um contrato tipo STTR (Small Business Technology Transfer) Fase II, para desenvolver em conjunto com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), os sistemas de controle de voo e pouso aprimorados para a sua aeronave híbrido-elétrica de decolagem e pouso ultracurtos (eSTOL).
O projeto das aeronaves eSTOL visa as operações logísticas com distribuição de cargas na última milha, realizando pousos de precisão em pistas de pequenas dimensões, não preparadas, como parte da nova doutrina de emprego de combate ágil da USAF.
O novo contrato segue o STTR Fase I, assinado no ano passado, que teve como objetivo o desenvolvimento de um modelo aeropropulsivo eSTOL, uma ferramenta de dimensionamento de veículos e uma simulação do desempenho de controle de voo. A Electra planeja demonstrar ainda neste ano, o sistema de controle de voo em um protótipo da aeronave eSTOL.
“Estamos muito satisfeitos em continuar trabalhando com o MIT e a USAF para desenvolver sistemas de controle de voo de última geração para aeronaves ultra-STOL. Aterrissagens de precisão confiáveis são essenciais para a capacidade da Electra de fornecer operações independentes de pista com maior carga útil, alcance e segurança para usos militares e comerciais. Estamos honrados em ser selecionados para este contrato e esperamos expandir nossas parcerias de desenvolvimento de tecnologia para trazer essa capacidade ao mercado”, disse Chris Courtin, Engenheiro-Chefe da Electra.
“A abordagem de propulsão elétrica distribuída da Electra, promete melhorar o desempenho das aeronaves STOL. Estamos entusiasmados com esta oportunidade de trabalhar com a Electra e a USAF para ajudar a desenvolver o sistema de controle de voo nesta aeronave inovadora”, disse o Dr. Steven Hall, Professor de Aeronáutica e Astronáutica no MIT. Dr. Hall é especialista em aplicações de controle aeroespacial, tendo recebido o Prêmio Howard Hughes da Vertical Flight Society, com o a SMART Rotor Team da MIT.
As aeronaves Electra eSTOL poderão operar em pistas com mesnode 100 metros de extensão, usando a propulsão elétrica distribuída e tecnologia blown lift. Um pequeno gerador movido a turbina recarrega as baterias em voo, eliminando a necessidade de uma infraestrutura para carregamento em solo. A aeronave poderá transportar nove passageiros ou 815 kg de cargas por até 900 quilômetros, em uma variedade de ambientes, desde áreas urbanas movimentadas até pistas de pouso remotas, em missões de transporte, busca e salvamento, transporte aeromédico, entre outros.
Fonte: Electra Aero
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