A USAF anunciou dia 14 de agosto de 2020 que planeja reequipar duas unidades de caça com seus mais modernos vetores.
O plano é substituir os velhos Boeing F-15C/D Eagle do 123rd Fighter Squadron (123rd FS) – “Redhawks”, unidade vinculada a 142nd Fighter Wing (142nd FW), com sede no aeroporto internacional de Portland, Oregon pelos novíssimos F-15EX, passando a ser a primeira unidade operacional com este vetor. A chegada dos F-15EX a Guarda Aérea Nacional do Oregon está programada para 2023, um ano depois que o 173rd Fighter Wing (173rd FW), sediado em Kingsley AFB, receber o tipo para conversão operacional dos pilotos.
Além da Oregon ANG, a Guarda Aérea Nacional de Jacksonville, Flórida, começará a receber Lockheed Martin F-35A em 2024, que substituirão os F-15C/D do 159th Fighter Squadron (159th FS), unidade vinculada ao 125th Figther Wing (125th FW).
A Força Aérea também planeja substituir eis unidades de F-15C/D restantes da Guarda Aérea Nacional a médio prazo por F-15EX e F-35. Atualmente, quatro são quatro bases operacionais de F-35: Hill AFB – Utah; RAF Lakenheath – Reino Unido; Eielson AFB – Alasca e Tyndall AFB – Flórida.
Além disso, três locais da Guarda Aérea Nacional – Burlington ANGB, Vermont; Dannelly Field, Alabama; e Truax Field, Wisconsin; e a Base da Reserva Conjunta, a Estação Aérea Naval Fort Worth, Texas – foram identificados como provável local para a operação do F-35.
@CAS