USAF anuncia as designações das Collaborative Combat Aircraft (CCA). A USAF anunciou em 3/03 a designação de duas Séries de Projeto de Missão dentro de seu programa Collaborative Combat Aircraft (CCA) Aeronaves de Combate Colaborativas: serão o General Atomics YFQ-42A e o Anduril YFQ-44A.
Representando o primeiro de uma nova geração de aeronaves de caça não tripuladas, ambas serão cruciais para garantir a superioridade aérea da Força Conjunta em conflitos futuros. Essas aeronaves são projetadas para alavancar capacidades autônomas e operar equipes colaborativas tripuladas e não tripuladas, para derrotar ameaças inimigas em ambientes contestados. Serão ALas leais (Loyal Wingman) dos caças de 5ª e 6ª Geração tripulados.
“Agora temos dois protótipos de Aeronaves de Combate Colaborativas”, disse o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General David W. Allvin. “Eles estavam no papel há menos de dois anos e estarão prontos para voar neste verão”.
A designação MDS fornece uma estrutura padronizada para identificar e classificar estas aeronaves:
• Prefixo de status: Y — Protótipo (O “Y” será descartado ao entrar em produção).
• Missão Básica: F — Fighter.
• Tipo de veículo: Q — Aeronave não tripulada.
• Número do desenho: 42 e 44.
• Série: A — 1ª Versão.
“Pela primeira vez em nossa história, temos uma designação de caça no YFQ-42A e YFQ-44A”, acrescentou Allvin. “Pode ser somente simbólico, mas estamos dizendo ao mundo que estamos nos inclinando para um novo capítulo da guerra aérea. Isso significa aeronaves de combate colaborativas, significa equipe homem-máquina. Estamos desenvolvendo essas capacidades pensando em primeiro lugar na missão”.
A USAF continuará a trabalhar em estreita colaboração com seus parceiros da indústria para amadurecer os protótipos YFQ-42A e YFQ-44A por meio de testes e avaliações rigorosos. Os insights obtidos com esses esforços serão cruciais para moldar o futuro do programa CCA e solidificar a posição da Força Aérea na vanguarda da inovação do poder aéreo.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS