

USAF analisa uma quase colisão de um B-52 com Embraer 175 da SkyWest. A USAF está investigando um incidente em que um jato de passageiros, que sobrevoava Dakota do Norte, teve que realizar uma “manobra agressiva” para evitar um B-52H da USAF na sexta-feira, 18/07.
A USAF e a companhia aérea comercial SkyWest Airlines estão tentando explicações para um incidente de 18 de julho, no qual um B-52H Stratofortress do 5th Bomb Wing, baseado na Minot AFB, Dakota do Norte, pode ter entrado em rota de colisão com um Embraer ERJ-175LR N604CZ da SkyWest, que operava o voo OO 3788 entre Minneapolis (KMSP/MSP), Minissota, e Minot (KMOT/MOT), Dakota do Norte, onde pousou segurança.

Os pilotos do SkyWest 3788 foram obrigados a realizar uma curva evasiva agressiva durante a aproximação para pouso em Minot, após perceber outro avião — um B-52 – visível em sua trajetória, disse a companhia aérea.
A SkyWest informou que os controladores de tráfego aéreo autorizaram o voo 3788 a completar a aproximação IFR para o Aeroporto Internacional de Minot, ingressando na aproximação final quando “outra aeronave se tornou visível em sua trajetória”.

O ERJ-175LR abortou a aproximação por volta das 20h local, desviando do tráfego e sendo obrigado a circular em contato com o controle de aproximação. Ele, fez uma curva acentuada a direita, circulando o aeroporto e retomando a aproximação final, onde realizou o pouso em segurança. A SkyWest informou que a empresa está investigando o incidente. Aeroporto Internacional de Minot (MOT) não possui cobertura de radar e que o controle de tráfego aéreo opera por meio convencional.
Um porta-voz da USAF confirmou que um B-52H da Base Aérea de Minot vinculados ao 23rd Bomber Squadron sobrevoou a Feira Estadual de Dakota do Norte naquela noite, mas não chegou a confirmar que o quase acidente aconteceu. Uma investigação via ser realizada.
Um vídeo do ocorrido, gravado por uma passageira identificada como Monica Green (acima) e posteriormente divulgado por vários meios de comunicação, mostra o piloto explicando aos passageiros pelo sistema de intercomunicação do avião o que acabara de acontecer.
“Ele [o controlador de tráfego aéreo] disse para virar à direita”, ouve-se o piloto dizendo. “Eu disse: ‘Tem um avião ali’. E ele disse: vire à esquerda.” Foi quando o piloto viu que o outro avião “estava meio que se aproximando em uma rota convergente com a nossa”, disse ele aos passageiros. O piloto disse que o outro avião era uma aeronave militar que voava “muito mais rápido que nós” e “achei que seria a coisa mais segura a fazer: virar para trás dele e viramos a direita”. “Desculpe pela manobra agressiva”, disse o piloto. “Me pegou de surpresa. Isso não é nada normal. … Resumindo, não foi divertido, mas peço desculpas e agradeço a compreensão.”
O New York Times informou que Green disse que o avião fez uma curva acentuada para a direita, tão bruscamente que ela estava olhando para os milharais pela janela. O Times também relatou que o piloto se perguntou por que a Base Aérea de Minot “não nos avisou” e ninguém disse: “Ei, também há um B-52 na área”.
A Minot AFB (KMIB/MIB) fica a alguns quilômetros aos norte do Aeroporto de Minot (KMOT/MOT) e é provável que o “encontro” entre o B-52 e o E175 tenha ocorrido no regresso do sobrevoo do B-52 na feira agrícola.

Este quase acidente ocorreu seis meses após uma colisão aérea mortal sobre o Rio Potomac, perto do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, envolvendo um helicóptero Black Hawk do Exército e uma aeronave de passageiros, que matou 67 pessoas.
E em 1º de maio, somente alguns meses após o acidente fatal, a trajetória de outro Black Hawk do Exército no espaço aéreo de DC forçou dois jatos de passageiros a mudar de curso e voar ao redor do Reagan National, levantando novos alarmes.
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