USAF amplia ainda mais a capacidade operacional dos KC-46A. O Air Mobility Command (AMC) da USAF anunciou a liberação de mais cinco modelos de aeronaves para receber combustível em voo do KC-46 Pegasus. O comunicado do AMC foi divulgado em 06 de dezembro, e é a quarta Liberação de Capacidade Provisória (ICR – Interim Capability Release) desde julho, ampliando em cerca de 70% das capacidades do avião-tanque.
As novas aeronaves certificadas para “revoar” com o KC-46 são o AC-130J Ghostrider, o KC-130J Combat King, o MC-130 Commando II, o C-5M Super Galaxy e o E-3G Sentry. Além disso, o Pegasus está autorizado para participar diretamente em operações de maior prioridade do AMC, como o apoio à missão presidencial. A informação foi divulgada pelo Tenente-Coronel Kevin White, Vice-Chefe da Divisão de Requisitos de Aeronaves e Logística do AMC e Líder da Equipe Multifuncional KC-46.
Em julho o KC-46A foi autorizado a reabastecer aeronaves usando o sistema central probe and drogue (leia aqui). Desde então, outros três grupos de aeronaves foram incluídas para receber combustível utilizando o sistema de reabastecimento do tipo boom, o que inclui o B-52, C-17 e outros KC-46A (em agosto); o F-15 e o F-16 (em outubro). As liberações provisórias de capacidade não estão ocorrendo de acordo com um cronograma predefinido, mas de acordo com o incremento da confiança operacional, avaliadas regularmente pelos oficias-comandantes do AMC.
“O ICR permite que o KC-46A Pegasus conduza tarefas operacionais que de outra forma seriamrealizadas pelos KC-135 Stratotanker e pelos KC-10 Extender, aumentando a capacidade de reabastecimento aéreo da força e incrementando ainda mais a força total dos Pegasus com missões operacionais”, disse o AMC.
O KC-46 está operando com restrições devido à problemas no seu Sistema de Visão Remota (RVS – Remote Vision Sistem), que permite ao operador da lança, localizado em uma estação logo atrás da cabine, possa reabastecer remotamente a aeronave receptora, sem uma visualização direta das mesmas, através de janelas, como acontece nos KC-135 e KC-10. A USAF e a Boeing estão trabalhando para integrar uma nova versão atualizada do RVS, eliminando as deficiências que o atual sistema enfrente sob algumas condições de iluminação.
“Apesar das restrições existentes, o KC-46A continua a demonstrar suas crescentes capacidades operacionais. Desde janeiro de 2019, a frota Pegasus completou mais de 6.000 missões, transferindo mais de 37,8 milhões de libras de combustível e fazendo 28.000 contatos pelo sistema boom e 1.900 no drogue”, salientou o AMC em seu comunicado.
A USAF planeja adquirir 179 KC-46 Pegasus sob o programa KC-X, destinado a substituir a maioria dos KC-135 e todos os KC-10. Será seguido pelo programa “KC-Y”, que deverá substituir o restante da frota KC-135 a partir de 2028. A USAF ainda informou que o programa “KC-Z” deverá envolver uma aeronave de menor porte, de baixa visibilidade, destinada para missões de reabastecimento em voo em espaço aéreo contestado.
Atualmente, cinquenta KC-46A compõem a frota da USAF, desde o recebimento de duas unidades na Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst, em New Jersey (leia aqui).
Fonte: AMC
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