USAF acelera programas KC-Y e KC-Z para seus futuros reabastecedores. O Programa “KC-Z” da USAF, que objetiva a aquisição de um futuro vetor de reabastecimento voo de última geração, irá lançar estudos de análise de alternativas em 2024, antecipando um processo que originalmente estava previsto para acontecer na próxima década. A informação foi divulgada por Paul Waugh, Diretor Executivo do Programa para Aeronaves de Transporte e Treinamento, durante a conferência Life Cycle Industry Days.
A pedido do secretário da USAF, Frank Kendall, o programa do avião-tanque de próxima geração deve ser acelerado o mais rapidamente possível. Assim, os trabalhos para delinear o KC-Z começarão ainda em 2023, disse Waugh, à medida que o Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da USAF (AFLCMC) e o Comando de Mobilidade Aérea (AMC) farão a pré-análise de alternativas, que antecederá a análise oficial esperada para o próximo ano.
A caracterização de sistemas do KC-Z segue uma Solicitação de Informações (RFI) emitida pela AFLCMC, com ênfase nas tecnologias da futura família de reabastecedores, como capacidade de sobrevivência, autonomia e interoperabilidade. Esses novos sistemas desenvolvidos para o KC-Z, poderia eventualmente chegar ao restante da frota de reabastecedores, como os KC-46 e KC-135, disse Waugh.
Parte dessa capacidade poderá servir para o KC-Y, o programa em andamento que visa o futuro avião-tanque com capacidade de servir como ponte de comunicação (Bridge Tanker). Discute-se, inclusive, de utilizar esses novos requisitos, também nos atuais KC-46. “À medida que procuramos os requisitos, olhamos mais adiante, com a possibilidade de modificar os KC-46, ao invés partir de um design completamente novo”, disse Kendall.
Espera-se que o relatório com o projeto delineado para o KC-Z seja finalizado no outono. Enquanto isso, o AFLCMC vem realizando trabalhos para lançar um pedido para a indústria, solicitando as informações dos dois principais concorrentes do KC-Y, a Boeing e e Lockheed Martin. Embora a Boeing indicou que planeja essencialmente apresentar seu KC-46, a Lockheed Martin se uniu à Airbus para apresentar o LMXT, um A330MRTT modificado para atender a USAF.
No Farnborough International Airshow em julho no Reino Unido, Erin Moseley, vice-presidente de estratégia e desenvolvimento de negócios da Lockheed Martin, disse que a expectativa da empresa é que “teremos a oportunidade de competir de forma justa”.
Com base nas respostas e dados fornecidos pela Boeing e Lockheed Martin, a AFLCMC começou a trabalhar em uma possibilidade de incluir algumas requisições também para o KC-Y.
Tudo depende agora da divulgação oficial dos estudos. “Se recebermos um conjunto de requisitos no outono, a decisão de aquisição será provavelmente na primavera de 2023”, disse Waugh.
Fonte: AFM
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