USAF abre oficialmente a licitação para o NGAD. A USAF passou a receber oficialmente propostas de design para a iniciativa de desenvolvimento de caças de sexta geração, conhecida como Next-Generation Air Dominance (NGAD).
O tão esperado anúncio veio em 18 de maio, quando a USAF disse haver divulgado uma solicitação classificada à indústria para um contrato de desenvolvimento, engenharia e manufatura (EMD — Engineering and Manufacturing Development) para o esforço secreto de desenvolvimento das aeronaves de 6ª geração.
“O NGAD incluirá atributos como maior letalidade e capacidade de sobreviver, persistir, interoperar e se adaptar no domínio aéreo, tudo em ambientes operacionais altamente contestados”, disse o secretário da USAF Kendall. “Ninguém faz isso melhor do que a Força Aérea dos EUA”, acrescenta ele, “mas perderemos essa vantagem se não avançarmos agora”.
O NGAD vai substituir o caça de 5º geração Lockheed Martin F-22 da USAF, que hoje possui uma frota de 185 exemplares. A USAF diz que planeja selecionar um fabricante primário para NGAD e conceder o contrato inicial de EMD até 2024. O anúncio dá início formal a uma competição que deve atrair todos os principais gigantes aeroespaciais americanos, incluindo Boeing, Lockheed Martin e Northrop Grumman.
Um programa separado, mas relacionado, conhecido como Next-Generation Adaptive Propulsion (NGAP) visa criar um novo motor para alimentar o NGAD. A USAF formalizou em agosto de 2022 contratos de quase US$ 5 bilhões para financiar pesquisa e desenvolvimento de tal sistema. GE Aerospace, Pratt & Whitney, Boeing, Lockheed e Northrop Grumman estão competindo pelo NGAP.
Assim como ocorreu com o F-35 o NGAD deve favorecer a indústria americana na totalidade e não só as gigantes. Pequenas empresas devem participar como subcontratadas ou mesmo fornecendo itens específicos.
Oficiais da USAF descreveram anteriormente o conceito NGAD como uma “família de sistemas”, indicando que sua seleção final para a aeronave combinará um caça híbrido, isto é, tripulado e não tripulado, chamado de aeronaves de combate colaborativas (CCA — Collaborative Combat Aircraft ).
A USAF observa especificamente que os CCAs não farão parte da seleção de inicial de fontes do NGAD, o que significa que esses contratos serão emitidos separadamente. É provável que poucos detalhes sobre os requisitos de design sejam tornados públicos, devido à natureza altamente sensível do esforço de desenvolvimento de sexta geração.
@CAS