USAF: 8th FW recebe o 1º F-16C atualizado para o padrão PoBIT. A 8th Fighter Wing (8th FW) sediada na Coreia do Sul recebeu o primeiro Lokcheed Martin F-16C atualizado sob o programa de modificação Post Block Integration Team (PoBIT), que engloba a integração do radar AN/APG-83 e diversas melhorias em termos de aviônicos.
A 8th FW recebeu seu primeiro F-16 PoBIT no dia 4 de abril. Trata-se do F-16CM-40-CF (c/n 1C-174) USAF 89-2021 tail code “WW” (Wolf Pack), ano 1989 e pertencente ao 35th Fighter Squadron (35th FS) da 8th FW com sede na Base Aérea de Kunsan, Coreia do Sul.
Em abril de 2020, a USAF anunciou que estava planejando atualizar mais de 600 aeronaves F-16 sob a atualização da série M do Programa de Voo Operacional (OFP) 7.2+, que inclui 22 melhorias de software e hardware. Os jatos F-16 Block 40/42/50/52 mais antigos estão sendo adaptados com 42 capacidades principais, incluindo AN/APG-83, AGM-158B Joint Air-To-Surface Standoff Missile Extended Range e AIM-120D AMRAAM, por um custo estimado de US$ 455 milhões.
O F-16 está planejado para continuar em serviço na década de 2040, portanto, essa atualização é fundamental para garantir que ele esteja apto a combater dentro do cenário atual.
“As atualizações de aviônicos permitem que os pilotos aproveitem ao máximo as armas e sensores avançados do jato, consegue fornecer dados de alta velocidade e/ou vídeo de alta resolução e, em última análise, auxilia o piloto na tomada de decisões táticas”, Capitão Michael C Durham, disse o oficial de táticas de armas do 8th FW. “O radar atualizado, especificamente, nos permite rastrear um número maior de alvos em distâncias mais longas em ambientes cooperativos e não permissivos, além de melhorar as capacidades do F-16 para todos os climas, adicionando mapeamento de radar de abertura sintética para nomeação e engajamento de alvos”.
O “Wolf Pack Tail 021” retornou às operações no 35th FS após cerca de 7 semanas de manutenção, onde a Equipe de Integração Pós-Bloco do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea, ou projeto “PoBIT”, forneceu à aeronave a primeira onda de 22 modificações projetadas para melhorar a letalidade do F-16.
Pilotando o WP 021 para seu primeiro voo operacional de volta com o Wolf Pack, o Coronel John D. Caldwell, subcomandante da 8th FW, experimentou em primeira mão o que os sistemas atualizados trouxeram para a plataforma. “O equipamento atualizado com o qual voei hoje melhorou muito minha consciência situacional, permitindo-me receber e processar informações em um ritmo muito mais rápido do que outros F-16 do passado”, disse Caldwell. “As informações foram rápidas, confiáveis e apresentadas nos novos monitores de uma forma que reduziu minha carga de trabalho e melhorou a eficácia em todos os aspectos do voo”.
A principal característica da atualização do PoBIT é a instalação do APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR) com matriz de varredura eletrônica ativa e a Unidade Central de Exibição (CDU), tecnologia que finalmente dá ao F-16 e seu piloto uma visão mais clara da imagem da ameaça para aumentar a capacidade de sobrevivência e a precisão do sistema de armas.
“O F-16 está planejado para continuar em serviço na década de 2040, portanto, essa atualização é fundamental para garantir que estamos acompanhando o ambiente de ameaças em evolução”, disse Caldwell. “Os principais componentes com os quais interagi hoje [o CDU e o APG-83 SABR] são peças críticas que trabalham juntas para aproximar o F-16 das capacidades de quinta geração, o que manterá o F-16 relevante para a luta”.
O WP Tail 021 foi o primeiro F-16 da 7th Air Force a retornar às operações de voo com atualizações PoBIT e, à medida que o restante da frota segue o exemplo, o esforço de modernização melhorará a capacidade da USAF de proteger uma região Indo-Pacífica livre e aberta e a estabilidade da Península Coreana.
@CAS