USAF: 43rd FS trocará Tyndall por Langley-Eustis. A USAF confirmou que irá transferir a Formal Training Units (FTU) de Lockheed F-22A Raptor – da sua atual base, em Tyndall AFB – Flórida para a Base Conjunta Langley-Eustis – Virgínia. A assinatura do Registro de Decisão foi anunciada pelo Air Combat Command’s Public Affairs Office (PAO) em 25 de junho. A USAF informou que o próximo passo é a conclusão do estudo aéreo tático antes de fomentar o cronograma e as datas planejadas da movimentos da unidade.
Com isto, a F-22A FTU que formada pelo 43rd Fighter Squadron (43rd FS) – ‘Hornets’ – deverá deixar a ensolarada Flórida até meados de 2022. Sua ida para Base Conjunta Langley-Eustis foi baseada em uma análise ambiental completa. Isso incluiu o preenchimento de uma Declaração de Impacto Ambiental e as considerações e contribuições dos órgãos públicos e reguladores da Flórida. Outros pontos considerados foram os operacionais. O Air Combat Command’s acrescentou que:
“A consolidação da frota de F-22 na Langley-Eustis aumentaria a disponibilidade de aeronaves e encurtaria os cronogramas de treinamento. Isso, por sua vez, melhoraria as taxas de produção do piloto e a prontidão dos F-22″.
Vale ressaltar que em outubro 2018, após grandes danos causados pelo Furacão Michael em Tyndall, o 43rd FS foi temporariamente transferido para a Eglin AFB, também localizada no Estado da Flórida. Na época, Tyndall era o lar de 55 F-22 – aproximadamente 30% da frota da USAF – operados pelo 43rd FS e 95th FS.
Devidos aos estragos – em especial na linha de voo dos Raptors, que levarão anos para ser reparados, o 43rd foi realocado em Eglin e o 95th FS na Langley-Eustis. Das 55 aeronaves, a maioria foi retirada antes do furação. Das 17 de ficaram, nenhuma foi seriamente danificada, sendo todos retirados em 16 de novembro de 2018.
Hoje o esquadrão ainda está temporariamente alojado em Eglin, e com a determinação da USAF de ser transferido, é provável que não retorne a Tyndall, indo de Eglin direto para Langley-Eustis. Se a base na Virgínia está virando um lar de F-22, as reformas em Tyndall devem concentrar boa parte da frota de F-35.
Atribuído ao 325th Fighter Wing, o 43rd FS foi reativado em 25 de outubro de 2002 na Tyndall AFB, para fornecer treinamento para os pilotos da USAF que estavam aprendendo a voar e operar o F-22A Raptor.
@CAS