USAF: 16th ACCS voa sua missão final. USAF: 16th ACCS voa sua missão final. O 16th Airborne Command and Control Squadron (16th ACCS) da 461st Air Control Wing (461st ACW) realizou no dia 8 de setembro sua última surtida após 27 anos de história operacional voando a aeronave E-8C Joint Surveillance Target Attack Radar System a partir de sua sede na Robins Air Force Base, Geórgia. O ‘Final-Flight’ do esquadrão segue a decisão da USAF de alienar toda a frota de aeronaves E-8C JSTARS começando com quatro aeronaves neste ano fiscal de 2022.
O 16º ACCS foi ativado em 11 de fevereiro de 1943, como o 380th Fighter Squadron (380th FS) e formalmente redesignado como 160th Tactical Reconnaissance Squadron (160th TRS) em 25 de agosto de 1944. Mais tarde, foi redesignado como 16th Tactical Reconnaissance Squadron (16th TRS) em 10 de outubro de 1950, e em seguida, inativado em 15 de dezembro de 1989. Foi redesignado o 16º ACCS em 15 de janeiro de 1996, designação que se mantém até o presente.
Ao longo de sua história, o esquadrão respondeu ao chamado no teatro europeu da Segunda Guerra Mundial, a Crise dos Mísseis Cubanos, a Guerra do Vietnã e inúmeras implantações de comando e controle, inteligência, vigilância e reconhecimento a comandos de combatentes em todo o mundo no teatro operações.
“Foi uma honra liderar um esquadrão com uma história tão notável de excelência em tantos dos conflitos de nossa nação que remontam à Segunda Guerra Mundial. Os homens e mulheres que serviram no ’16th’ têm muito do que se orgulhar. Este foi um grande dia para nosso esquadrão e para a equipe JSTARS” -Tenente-Coronel Joseph Maruska, Comandante do 16th ACCS.
Desde sua redesignação como o 16th ACCS, o esquadrão voou mais de 5.030 missões e 51.138 horas voadas, ganhando oito prêmios de Tripulação do Ano de Gerenciamento de Batalha Aérea da Sede da Força Aérea e contribuindo para vários Prêmios de Unidade Excepcional para o 461st and 116th Air Control Wings da Robins AFB.
O Tenente-Coronel Joseph Maruska, comandante do 16º ACCS, pilotou o ‘Final-Flight’ e usou o histórico indicativo de chamada ‘Phenom 16’. “Foi uma honra liderar um esquadrão com uma história tão notável de excelência em tantos dos conflitos de nossa nação que remontam à Segunda Guerra Mundial”, disse Maruska. “Os homens e mulheres que serviram no 16th têm muito do que se orgulhar. Este foi um grande dia para nosso esquadrão e para a equipe JSTARS”.
“Não poderíamos ter feito isso sem o apoio da equipe de manutenção JSTARS, nossos esquadrões irmãos, agências de suporte de base e nossos companheiros de equipe na 116ª Ala de Controle Aéreo”, continuou ele.
A próxima inativação do 16th ACCS será o primeiro de vários marcos para o desinvestimento do JSTARS, que acabará abrindo caminho para quatro novas missões onde a Robins AFB se alinha com o futuro projeto da Força Aérea para se preparar para ameaças próximas. O 16th ACCS será oficialmente desativado em 16 de fevereiro de 2023. A frota de E-8C será desativada até 2024.
Fonte: Robins AFB.
@CAS