

US Navy vai adquirir o AIM-260 JATM BVRAAM. A US Navy começará a adquirir o novo míssil ar-ar Lockheed Martin AIM-260 Joint Advanced Tactical Missile (JATM) para combate além do alcance visual a partir do ano fiscal de 2026, para suceder os mísseis AIM-120 AMRAAM.
O NAVAIR informou que um orçamento de US$ 309 milhões foi alocado para o AIM-260A JATM no orçamento do ano fiscal de 2026. Embora o custo unitário do míssil seja desconhecido, é seguro afirmar que a primeira aquisição custará na faixa de centenas de dólares, considerando o custo unitário de um míssil Raytheon AIM-120D AMRAAM (Advanced Medium Range Air-to-Air Missile, que o novo míssil AIM-260A sucederá. Ambos são mísseis ar-ar para combate BVRAAM (Beyond-Visual-Range Air-to-Air Missile).
O AIM-260 foi desenvolvido como sucessor da linha de mísseis ar-ar AIM-120, cuja produção está chegando ao fim. O míssil foi projetado para atingir um alcance maior, presumivelmente com um motor de foguete multipulso0. O design do AIM-260, conforme compartilhado anteriormente pela NAVAIR, possui somente um conjunto de aletas na cauda. Não se sabe se outros meios de manobra, como vetorização de empuxo, estão disponíveis.

O míssil está previsto para ser usado pelos caças F/A-18E/F Super Hornet, F-22 Raptor e F-35A/B/C. Na Marinha dos EUA, o AIM-260A será utilizado juntamente com o consideravelmente maior Raytheon AIM-174B Gunslinger, de longo alcance, derivado do míssil de defesa aérea SM-6 (RIM-174), apresentado este ano. Ele foi feito para rivalizar com o chinês CAMA PL-15.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS